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Veja dicas de exercícios que ajudam a melhorar postura e circulação

Alongamento e mobilização da coluna são movimentos que podem ser feitos até em um curto espaço de pausa no trabalho

Vanessa Fusrtenberger, colunista de AnaMaria Publicado em 04/02/2021, às 09h00

Home office pode ser um aliado ruim para a postura e circulação - Banco de imagens
Home office pode ser um aliado ruim para a postura e circulação - Banco de imagens

A pandemia do novo coronavírus obrigou todos a se adaptarem, fazendo novos hábitos e demandas surgirem especialmente pela questão do home office, que obrigou muitos a trabalharem diretamente de casa.

Só que essa nova realidade levou a um aumento natural das "horas extras". Afinal, como não se gastava mais o tempo do transporte, dava para usar esse período para tentar fazer o trabalho render.

O resultado? Essas pessoas passaram a ficar muitas horas a mais sentadas na frente do computador, muitas vezes sem a ergonomia ideal. Junte isso a cadeiras não tão confortáveis e altura do computador em mesas improvisadas, entre outras questões. Daí, da-lhe coluna doendo, além de desconfortos causados pela falta de circulação nas pernas.

Exatamente por tudo isso é que a prática de atividade física torna-se ainda mais necessária para evitar ou até mesmo tratar dores advindas da má-postura adquirida por todos esses fatores.

HORA DE SE MEXER
Pensando em melhorar a qualidade de vida de quem está passando por isso, resolvi passar aqui alguns exercícios que podem aliviar e ainda ajudar a prevenir dores nas costas e problemas circulatórios.

Existem várias modalidades esportivas que ajudam nessa questão, mas o alongamento e a mobilização da coluna são movimentos que podem ser feitos até em um curto espaço de pausa no trabalho.

Vamos começar?

1 - Inicie na posição ereta e sentada na metade da cadeira.

2 - Contraia o abdômen, levando a lombar em direção ao encosto da cadeira enquanto curva levemente as costas. Volte a posição ereta da coluna.

3 - Sente-se na cadeira, cruze uma perna sobre a outra e leve o tronco na direção da perna flexionada.

4 - Sente-se mais na ponta da cadeira, com joelhos flexionados e pernas afastadas. Solte o tronco, levando as mãos em direção ao chão. Relaxe as costas e o pescoço.

5 - Em posição ereta, gire o tronco para o lado sem curvar às costas.

6 - Sente-se na beira da cadeira, mantenha uma perna flexionada e a outra estendida, tente alcançar a ponta do pé da perna estendida.

7 - Em pé, apoie na cadeira ou parede e flexione um dos joelhos, puxando o calcanhar na direção do glúteo.

8 - Em pé, apoie um dos pés em cima da cadeira, empurrando o quadril pra frente e mantendo a perna de trás com o joelho estendido.

Sentada na cadeira, passe um dos braços pela frente do tronco e olhe por cima do ombro.

*VANESSA FUSRTENBERGER é educadora física desde 1995. Mesmo sendo profissional do esporte, tinha dificuldade para manter o peso saudável e chegou a pesar 98 kg. Com 40 anos, eliminou 40 kg e, hoje, ajuda pessoas a estabelecerem um estilo de vida saudável e equilibrado. Em AnaMaria, compartilha dicas para um estilo de vida mais leve e com saúde! Instagram: @va.personal

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