AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vem soninho, vem!

A insônia pode causar diabetes, depressão, ansiedade, mau humor, falta de concentração... Melhor colocá-la o quanto antes para dormir!

Júlia Arbex Publicado em 16/05/2016, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vem soninho, vem! - Shutterstock
Vem soninho, vem! - Shutterstock
Ô coisa angustiante é não conseguir dormir! Ver cada minuto da madrugada passar deixa a gente numa ansiedade só! O pior é que esse deixou de ser um problema raro. Hoje, recebemos tantas informações ao longo do dia que fica mesmo complicado desligar na hora em que colocamos a cabeça no travesseiro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada dez pessoas têm dificuldade para dormir ou para manter o sono durante toda a noite. A consequência disso no dia seguinte é a perda de qualidade de vida – cansaço, sonolência e irritação são alguns dos sintomas.
Você se identifica com essa história ou conhece alguém que não consegue dormir? Veja como evitar esse mal e os problemas que acabam vindo na carona dele.


Insônia X Horas de sono
Rosa Hasan, neurologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que a insônia não se define pelo quanto você dorme, mas pela qualidade das horas dormidas. Segundo ela, cada organismo precisa de um tempo diferente para se reestabelecer. “Tem gente que dorme seis horas e consegue realizar todas as atividades com disposição. Outros precisam de mais para se revigorar”, afirma a especialista.


As consequências 
“A insônia pode fazer mal ao coração, provocar diabetes, depressão e ansiedade”, diz Rosa. É comum ainda a pessoa passar o dia irritada, com dor de cabeça e dificuldade de concentração. Nada disso é bom para os relacionamentos, né? Imagine alguém que trabalhe em algo que precise de concentração total, como um motorista de ônibus ou um cirurgião. Se dormirem mal, a 
chance de cometerem algum erro é bem grande!


E o tratamento?
Quem sofre pra pregar o olho deve procurar um médico. O especialista vai fazer perguntas – a que horas e onde dorme, quando se levanta normalmente, se consegue pegar no sono facilmente e se tem sonolência ou dificuldade para se concentrar de dia. Dependendo da avaliação após essa conversa, o doutor pode indicar um exame chamado polissonografia, no qual o paciente dorme com sensores fixados no corpo para checar a qualidade do sono. 


Outros distúrbios
Situações que também dificultam um sono reparador:

APNEIA DO SONO
Interrupção ou diminuição da respiração, que pode levar à queda do oxigênio no sangue. Sintomas mais frequentes: ronco alto, muitas vezes interrompido por paradas respiratórias; sono agitado; alterações de memória e raciocínio; sonolência durante o dia.


NARCOLEPSIA 
Caracterizada por uma sonolência difícil de controlar durante o dia. O distúrbio é causado principalmente pela falta da proteína hipocretina no cérebro.


BRUXISMO
Ranger ou apertar dos dentes (como uma mastigação) durante o sono. A força sobre os dentes e sobre a musculatura da boca chega a ser responsável por dor facial, desconforto ao morder, dores de cabeça, desgaste dos dentes e até danos à gengiva. 


SONAMBULISMO
Normalmente ocorre na infância. Caracteriza-se por falar, sentar ou também andar pelo quarto ou por outros ambientes da casa. 


SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS
É uma necessidade involuntária de movimentar as pernas. Normalmente ocorre à noite, antes de dormir, o que muitas vezes 
impede o início do sono, levando à insônia. 



Os 10 mandamentos para um sono de boa qualidade

1 Estabeleça um horário regular para dormir e acordar.

2 Se costuma tirar um cochilo à tarde, não exceda 45 minutos.

3 Evite álcool 4 horas antes do horário de dormir e cafeína 6 horas antes de deitar. 

4 Não fume.

5 Não coma nada muito pesado, picante ou doce 4 horas antes do seu horário habitual de dormir.

6 Faça exercícios, mas não próximo da hora de deitar.

7 Durma em uma cama confortável.

8 Encontre uma temperatura ambiente agradável e mantenha o quarto sempre ventilado.

9 Elimine todos os ruídos e deixe o quarto escuro. 

10 Não use a cama para o trabalho ou para fazer refeições.



Caso esteja passando por um momento difícil e notou que isso tem influenciado no seu sono, procure ajuda psicológica


Fonte: WASM – World Association of Sleep Medicine.