AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Relacionamento

Vida de casados: 10 lições para manter a chama sempre acesa

A sexóloga Cátia Damasceno dá dicas de como manter a vida à dois divertida

Fabricio Pellegrino Publicado em 01/05/2020, às 08h00

Propor novidades a dois não é exclusivamente função do homem ou da mulher - Banco de Imagem/Pixabay
Propor novidades a dois não é exclusivamente função do homem ou da mulher - Banco de Imagem/Pixabay

Confira lições da sexóloga Cátia Damasceno, autora do livro Bem Resolvida, para você manter o relacionamento feliz mesmo após anos com o parceiro. O que está esperando para ser feliz a dois na cama e fora dela?

ATENÇÃO ÀS MUDANÇAS 
“Muitos relacionamentos caem na rotina porque o casal não percebe que o tempo passou e ambos mudaram. Chegada dos filhos, planos, viagens, carreira, idade... Tudo isso nos transforma, nos torna pessoas diferentes, e impacta no relacionamento e na vida sexual. Se ambos continuam tratando o outro da mesma maneira na cama e fora dela, aos poucos podem ir se afastando. Então, conversem sobre a relação, pois os desejos são importantes. E, afinal, o outro não tem a obrigação de adivinhar o que você pensa.”  

DÊ O PRIMEIRO PASSO 
“Propor novidades a dois não é exclusivamente função do homem ou da mulher. Alguém precisa fazer algo. Antes de se lamentar por seu parceiro ou parceira não apresentar uma ideia nova em qualquer âmbito da união, faça você o movimento da mudança e incentive o outro a agir assim também. Não é pensando nele ou nela que fará isso, mas sim em si mesma. Você merece um relacionamento incrível e novas experiências. Certeza, se a outra pessoa quer manter acesa a chama que você deu início, ela também agirá.” 

REDESCUBRA A VIDA A DOIS 
“Tem um momento comum na vida das partes de um casal: quando os filhos se tornam adolescentes, por exemplo, e vão descobrir o mundo. Eles precisam um pouco menos dos pais e, de repente, vocês se veem ‘sozinhos’ em casa. Aí, muitos notam o quanto caíram na rotina, algo não percebido porque os cuidados com os filhos pequenos escondiam o real cenário. Minha dica: se redescubram. Viajem sozinhos, saiam para jantar, conversem...” 

APRENDA A ARTE DE FAZER ACORDOS 
“Sempre digo que relacionamento – amoroso ou não – é a arte de fazer e respeitar tratados. O combinado não sai caro e evita muitos problemas. Quando o romance é longo, vale rever os acordos e analisar se eles ainda fazem sentido para as pessoas que vocês se tornaram ao longo do tempo.” 

PROGRAME ENCONTROS 
“Quer você viva junto ou não, é fácil começar a passar o tempo no sofá vendo TV. Afinal, isso é confortável. Mas no lugar de se contentar com isso, programe alguns encontros a dois. Não precisa ser nada de muito elaborado, pode ser tão simples quanto levantar-se e dar um passeio. Vocês também podem tomar um café da manhã em um restaurante aos domingos, em vez de ficar preguiçosamente em casa. Novos ambientes excitarão os dois e farão vocês se sentirem mais vivos e ativos. Outra coisa legal: uma vez por semana ou a cada 15 dias, saiam do trabalho para almoçar, jantar, ir ao cinema...”

SAIA DO CELULAR 
“Telefones, tablets e computadores são praticamente a morte do casal moderno e é muito provável que vocês passem horas ali sem nem perceber. Quer mesmo sair da rotina ou esquentar a relação? Desligue o celular nos momentos em que estiverem juntos. Crie horários especiais livres de eletrônicos para vocês só prestarem atenção um no outro e no que estão fazendo.”  

CRIE A HORA DO SEXO 
“Quando a vida fica no caminho do sexo regular, vocês só precisam ter um pouco de tempo um para o outro. Encontre uma maneira de limpar a agenda por uma ou duas horas e fique sozinha com o parceiro. Reserve um quarto de hotel por uma noite, contrate uma babá (se tiverem filhos) e ponha sexo no calendário para esperar ansiosamente. Ou, então, se atrase uma vez para o trabalho. Force sua agenda para trabalhar em seu relacionamento. Você merece isso!” 

FAÇA COISAS FORA DE ORDEM 
“A maioria dos casais tem um roteiro para o sexo: beijar, tirar a roupa, partir para a posição papai e mamãe... Quando o passo a passo já é uma rotina arraigada, naturalmente virá o tédio. Para combater isso, faça um esforço para mudar o repertório regular. Pulem etapas, inovem nas posições, enfim, façam as coisas de forma diferente. Isso adiciona um tempero de novidade à relação.”

CRIE EXPECTATIVA AO LONGO DO DIA 
“Na rotina, o sexo fica previsível. Agite as coisas rapidamente, criando uma antecipação para algo novo. Diga ao seu parceiro: ‘Eu tenho uma surpresa em casa, mas você vai ter que esperar até a noite’. Prepare-se para fazer algo divertido ou novo, mas não diga ao seu parceiro o que é. A antecipação vai deixá-lo louco.”

DESPERTE OS CINCO SENTIDOS
“Considere usar velas românticas, loções com sabor, música sensual ou alguma lingerie sexy para aguçar os sentidos do parceiro durante a noite. Você também pode brincar com temperaturas, alternando entre o quente e o frio, usando gel térmico ou gelo.”