AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vida sem açúcar? Sim, é possível manter a doçura de forma mais saudável

Uma boa dica é é usar fibras nos preparos, como aveia, por exemplo

*Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 18/02/2021, às 11h17 - Atualizado às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dá para aproveitar os famosos "docinhos" mesmo com pouco ou nenhum açúcar! - Daria Yakovleva/ Pixabay
Dá para aproveitar os famosos "docinhos" mesmo com pouco ou nenhum açúcar! - Daria Yakovleva/ Pixabay

Fala meu povo da Ana Maria, tudo bem? Hoje o assunto certamente interessa a todos! Afinal eu desconheço uma pessoa que não adore um docinho. Seja depois do almoço ou à noite, enquanto assistimos TV. Existem opções para todos os gostos: chocolates, biscoitos recheados, paçoca, ou balinhas caramelizadas!

No entanto, sabemos que o açúcar em excesso é maléfico para a nossa saúde. Trata-se de um carboidrato simples, que disponibiliza energia rápida, fazendo com que nosso pâncreas produza de forma exaustiva um hormônio, a insulina. Este hormônio retira o açúcar da corrente sanguínea e leva para os adipócitos, ou seja, estoques de gordura no nosso corpo.

De acordo com a nutricionista esportiva Fernanda Zanetti, o açúcar tem um poder altamente viciante, ligado ao prazer e que funciona como um verdadeiro gatilho mental. Exatamente por isso, a especialista recomenda evitar ao máximo a versão branca refinada, já que existem versões mais integrais disponíveis no mercado. Outra dica é usar fibras nos preparos, como aveia, por exemplo.

Para esta matéria também convidei a Natália Mazzoni, que é confeiteira especialista em confeitaria saudável, que e nos contou um dos seus segredos de venda: o brownie funcional! Quer a receita na íntegra? Trata-se de um preparo simples e delicioso! 

(Fotos:Divulgação)

Para a receita do Brownie fit, você vai precisar de:

  • 3 ovos
  • 1 xícara de açúcar de coco
  • 200grs de chocolate 70% cacau
  • 115grs de manteiga ghee
  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1/2 xícara de farinha de aveia

Modo de fazer:

  1. Bater os ovos junto com o açúcar. Acrescentar os chocolate e manteiga derretidos e misturar bem. Acrescentar o cacau e a farinha de aveia.
  2. Levar ao forno por aproximadamente 20 minutos em temperatura de 180 graus.
  3. Coma sem culpa, mas lembre-se que a quantidade deve ser pequena. Devo reforçar que podemos comer de tudo, mas um pouco.
  4. E vejo você lá no Instagram da Revista Ana Maria, pois preparei um vídeo especial com o passo a passo da receita. E não deixe de visitar minhas redes sociais!!

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial