AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Vitaminas para o coração

Emily Sena,  nutricionista da Cia. da Consulta (SP), listou as cinco vitaminas que devem estar incluídas no seu cardápio

Redação Publicado em 13/12/2017, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vitaminas para o coração - Shutterstock
Vitaminas para o coração - Shutterstock

A ingestão de vitaminas por meio de uma alimentação balanceada é fundamental para uma vida saudável, ainda mais porque elas têm um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares e na regulação dos níveis de colesterol.  

VITAMINA B1 (TIAMINA):
Age como protetora do músculo cardíaco e atua no sistema nervoso central, otimizando o funcionamento cerebral. Fontes: leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha, frutas como a banana, verduras, nozes e ovo.

VITAMINA B3 (NIACINA):
Protege o sistema nervoso central e o músculo cardíaco e reduz o colesterol. Fontes: fígado bovino, germe de trigo, tomate e amendoim.

VITAMINA B6 (PIRIDOXINA):
Atua como protetor cardiovascular. Fontes: todos os alimentos possuem uma quantidade, mesmo que mínima, de B6, como o abacate, frango e peixes.

VITAMINA B9 (ÁCIDO FÓLICO) E VITAMINA B12 (CIANOCOBALAMINA):
Auxiliam o corpo a remover moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias. Fontes: vegetais de folhas verdesescuras, carne vermelha e leite.