AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Bem-estar e Saúde / Longevidade

Você conhece as “Zonas Azuis”? Veja os 9 hábitos dos povos que mais vivem no mundo

Elas são as cinco regiões geográficas onde as pessoas mais chegam com saúde lá na frente

Bianca Vilela, colunista de AnaMaria Publicado em 25/02/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Use o tempo a seu favor para repensar seus hábitos - Pavlofox/Pixabay
Use o tempo a seu favor para repensar seus hábitos - Pavlofox/Pixabay

Fala galera da AnaMaria!! Muita gente aproveita o começo do ano para fazer um balanço da vida, repensar seus hábitos e fazer ajustes na rotina de acordo com os objetivos que tem, não é mesmo? 

A ideia de um novo ciclo que se inicia, com longos meses para realizar mudanças, pode mesmo trazer otimismo e motivação, ajudando a nos organizarmos antes que o dia a dia corrido e as obrigações de trabalho consumam todo o tempo disponível.

E é justamente aí que entra a gestão do tempo, que sempre é pauta em minhas palestras e projetos nas empresas. Fazendo uma boa gestão dele e sabendo gerir bem seu dia, você terá a sua saúde beneficiada e, consequentemente, vai viver mais e melhor! 

Bom demais para ser verdade? Pois pode acreditar que é possível se você usar o tempo a seu favor para repensar seus hábitos. Eu sei, porém, que mudar hábitos nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais em meio à jornada pesada – trabalho mais tarefas domésticas, filhos etc – que muitos vêm seguindo durante a pandemia, principalmente as mulheres.

LONGEVIDADE
Quero te contar um pouco sobre as Zonas Azuis ( em inglês, as Blue Zones ) que são as cinco regiões geográficas onde a população vive por mais tempo e com mais saúde. São elas: Barbagia, na Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda, Califórnia (EUA), Península de Nicoya (Costa Rica) e Ikaria (Grécia).

Depois de estudar os hábitos dos moradores desses locais, pesquisadores chegaram a 9 hábitos que estariam relacionados à maior expectativa de vida:

1.     Movimentar-se naturalmente, tanto ao realizar deslocamentos e atividades cotidianas quanto praticando exercícios leves, como caminhadas ao ar livre;

2.     Alimentação baseada em plantas — não precisa ser vegetariana, mas com consumo reduzido de carne;

3.     Comer menos, parando quando se sentir 80% saciado;

4.     Reduzir o estresse por meio de atividades relaxantes e prazerosas;

5.     Cultivar a espiritualidade, independentemente de religião;

6.     Ter bom convívio familiar;

7.     Construir uma rede de relacionamentos sólidos;

8.     Beber com moderação — o equivalente a uma ou duas taças de vinho por dia, de preferência em boa companhia;

9.     Ter um propósito de vida!

Diante desses pontos, fica evidente a necessidade de aproveitar seu tempo para investir na sua saúde e em hábitos melhores. Afinal, todos nós queremos e merecemos uma vida leve e feliz. Espero estarmos juntos nesta jornada!

E, claro, não deixe de assistir ao vídeo que está disponível nas redes sociais da AnaMaria, hein? Nos vemos lá!!

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial