AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você em movimento: Emagrecer só é bom com saúde!

Devemos aprender definitivamente que não vale a pena fazer loucuras e colocar a saúde em risco para enxugar alguns quilinhos

Solange Frazão (*) Publicado em 04/04/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você em movimento: Emagrecer só é bom com saúde! - Marco Máximo
Você em movimento: Emagrecer só é bom com saúde! - Marco Máximo
Ouvi dizer que malhar em jejum ajuda a perder mais peso. Isso é verdade? Estou pensando em acordar, sair para caminhar e tomar café só na volta. É uma boa?”

M.M., por e-mail


Existem várias formas de perder peso. Duvido, mas pode até ser que você emagreça mais fazendo exercício físico de barriga vazia, uma vez que estará gastando energia sem que tenha combustível suficiente para aquilo. Porém, a pergunta mais importante aqui é: será que assim você vai conseguir emagrecer com saúde?

Não tenho dúvidas que não! Esse hábito é muito prejudicial a curto prazo (e a longo também). Você pode passar mal e sofrer uma lesão malhando em jejum. Crises de hipoglicemia [baixo índice de açúcar no sangue] ou de fraqueza, com tontura, falhas de movimento e até desmaios, podem ser comuns. Afinal, precisamos de combustível para qualquer atividade – mesmo quando estamos querendo emagrecer. 

Devemos aprender definitivamente que não vale a pena fazer loucuras e colocar a saúde em risco para enxugar alguns quilinhos. Pra isso, é preciso dedicação e mudanças de hábito. Praticar exercícios físicos regulares, ter uma  alimentação saudável – 
e o mais natural possível – e conseguir dormir bem formam o tripé para que nosso organismo funcione bem e a gente possa manter a boa forma e a disposição. O resto é invenção! Por isso, esqueça o jejum e mude seu estilo de vida. Sem dúvida será mais efetivo e seguro para a sua saúde.



Cardápio pré-treino

Você já viu que malhar de barriga vazia não dá. Mas também não é recomendável comer uma feijoada antes 
de sair correndo por aí. O melhor é fazer, uma hora antes da ginástica, um lanche com alimentos ricos em carboidratos (pães e cereais integrais, por exemplo), que dão energia. Uma fruta também cai sempre bem, assim como um copo de água de coco, que funciona como um isotônico natural para repor os sais mineirais. Se for fazer exercício aeróbico (corrida, natação, dança...), cuidado com o excesso de líquido, que pode favorecer o refluxo. Nesse caso, deixe a água de coco para depois! Dica: alimentos com bastante fibra e pouco açúcar incentivam a queima de gordura!




Solange Frazão tem 53 anos, é educadora física, apresentadora, dá palestras e tem uma linha de produtos com seu nome. Atualmente, apresenta o quadro Os Segredos de Solange Frazão, no Melhor pra Você, da RedeTV!, que vai ao ar às segundas-feiras.


Envie suas perguntas para Solange Frazão pelo e-mail anamaria@maisleitor.com.br