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Você está dormindo bem? Mulheres precisam de mais tempo de sono que os homens

O descanso é o responsável pela sua saúde e até pela pele mais forme e bonita!

Luciana Bugni Publicado em 09/03/2018, às 06h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

E aí, seu sono está em dia? - Istock
E aí, seu sono está em dia? - Istock

Quando foi a última vez em que você dormiu bem e descansou para valer? Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostrou que o sexo feminino tem padrões diferentes do masculino para o sono. Mulheres precisam de mais horas dormidas que os homens para manter o bom humor, graças a lima diferença hormonal - mas a quantidade varia de pessoa para pessoa, algo entre 6 a 8 horas.  “Quando elas não dormem o suficiente, ficam mais irritadas de manhã em relação aos homens que passaram o mesmo tempo dormindo. Quando elas não têm uma noite de sono agradável, sofrem mental e fisicamente para manter os hormônios em equilíbrio”, explica Renata Federighi, consultora do Sono da Duoflex.

Outro estudo, realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que as mulheres levam mais tempo para adormecer, porém o tempo do sono mais profundo (REM) é mais longo. E elas estão mais propensas a terem pesadelos. “Elas têm alterações hormonais que prejudicam o sono normal, como o período menstrual, a menopausa e a gravidez. A progesterona tem papel fundamental nos mecanismos reguladores do sono. Tanto que as mulheres que passaram pela menopausa, por exemplo, apresentaram queda na qualidade e no número de minutos de sono”, esclarece a consultora.

Veja outras consequências da falta de sono para as mulheres:

- variação do apetite: a leptina, hormônio responsável pelo controle da sensação de saciedade, age de forma diferente no organismo de quem dorme mal. A pessoa demora para se sentir saciada e acaba comendo demais!

- maior propensão a desenvolver doenças cardíacas e depressão.

- aparecimento de olheiras e piora no aspecto da pele.  “Isso altera funções vitais e provoca palidez e cansaço. Dormir menos do que precisamos deixa a pele sem brilho, com aumento dos vincos, e flácida, pois o hormônio do crescimento, que é responsável pelo tônus muscular e pela renovação celular, é liberado em grande quantidade enquanto dormimos. As olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida”, explica Renata.

Mas como dormir melhor?

- Para evitar tudo isso, use travesseiros adequados, na altura certa para seu corpo.

- O colchão também não pode estar velho.

- É legal ficar longe dos aparelhos eletrônicos por algum tempo antes de dormir – a parte mais difícil nesses tempos modernos.

- E dividir melhor o seu tempo, algo complicado para as mulheres, para sobrar algumas horas para o lazer e algumas para descansar.