Você já ouviu falar de Bacne? Saiba tratar as incômodas espinha nas costas

A Back Acne precisa de tratamentos específicos para a área

domingo 2 dezembro, 2018
A Back Acne é mais comum em adultos
A Back Acne é mais comum em adultos Foto:Banco de Imagem/Shutterstock

Sabe aquele excesso de espinhas nas costas? A Bacne (Back Acne, como apelidou a imprensa norte-americana) é um desconforto estético que, muitas vezes, chega até a causar dor.

“A acne só não pode se formar nas palmas das mãos e dos pés, porque estas são as únicas duas áreas no corpo que não possuem glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, envolvido na formação da acne”, esclarece a dermatologista Claudia Marçal.

Notícias Relacionadas

MAIS VELHOS
De acordo com a médica, a acne nas costas não atinge apenas adolescentes e também é comum na fase adulta. 

“Para quem treina pesado, a automedicação com anabolizantes para hipertrofia muscular e fórmulas ricas em proteínas e aminoácidos, usadas em concentrações elevadas para obtenção de massa magra de forma mais rápida, nem sempre são saudáveis para o organismo e estão ligadas ao aparecimento de acne nessas regiões”, afirma. 

COMO EVITAR
No entanto, há uma ligeira diferença entre a acne facial e corporal — o que significa que a maneira pela qual tratamos as áreas infectadas também deve ser diferente. 

"A pele nas costas tem poros maiores do que os poros faciais, dessa forma são muito mais propensos a ficarem entupidos. É por isso que é melhor procurar produtos especificamente concebidos para o corpo para tratar o problema, mas com o mesmo cuidado que temos no rosto”, comenta a dermatologista.

Como sabemos, é melhor evitar a acne do que deixar de ir à praia. E felizmente, existem algumas maneiras de evitar que as espinhas entrem em erupção. 

“Na academia, opte por roupas soltas, brancas e 100% algodão. O algodão absorverá todo o suor e óleo produzido nas costas, prendendo-o em suas roupas em vez de seus poros e o branco reduz o risco de irritação de corantes artificiais”, afirma a médica.

DICAS DE TRATAMENTO

Use um sabonete líquido com Ph balanceado
Escolha um produto de limpeza adequado as suas necessidades e procure fórmulas com ativos como a vitamina A para incentivar a renovação celular, além de antioxidantes nutritivos e extratos com ação hidratante.

Retire as bactérias imediatamente
Após a academia, não espere chegar em sua casa para tomar banho. "O suor que se acumula entre nas roupas pode despertar bactérias causadoras de acne", afirma a Dra. Claudia. “O ideal é tomar banho logo após o treino para destruir o suor e as bactérias antes de tapar os poros.”

Jamais esprema
“Jamais espremer, apertar, manipular as espinhas porque isso tem, com certeza, grande chance futura de formação de uma cicatriz ou mancha – principalmente em estações com radiação solar mais elevada. E essas cicatrizes podem gerar a necessidade de um tratamento muito mais prolongado e mais custoso para esse paciente”, afirma a médica.

Invista na esfoliação corporal
Uma boa esfoliação corporal, com ativos calmantes e hidratantes, é essencial para ajudar a estimular a renovação da pele e desbloqueio dos poros.

Cuidado com produtos
Reconsidere o uso de produtos perfumados de lavanderia. Os detergentes com fragrâncias, como amaciantes de roupas, por exemplo, podem causar uma maior irritação e secura na superfície da pele, o que pode desencadear a inflamação. Escolha seus produtos de beleza com cautela. 

Visite um médico
Se a acne não responde ao tratamento em casa e medicamentos sem receita médica, visite um médico. A intervenção precoce é a melhor forma de prevenção contra cicatrizes.
 

Da Redação
Leia Mais:

Assine a Revista Digital

Bate Bola na Cozinha

BEM-ESTAR

  1. 1 ''Meu filho usa bombinha para asma. Faz mal para o coração?''
  2. 2 Saiba tudo sobre o Parkinson, o distúrbio que surge pela morte dos neurônios
  3. 3 Conheça as 12 orientações europeias que previnem todo tipo de câncer
  4. 4 Maracujá: superalimento muito além de um calmante natural
  5. 5 Comer demais (ou de menos) pode ser um grave problema