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Bem-estar e Saúde / Vida saudável

Você já parou para pensar como fazer a sua Gestão de Tempo?

Nossa colunista, Bianca Vilela, ensina como criar essa rotina e estabelecer boa relação com o pessoal e profissional

Bianca Vilela Publicado em 12/11/2020, às 08h20

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Gerir o próprio tempo nem sempre é uma tarefa fácil - Jan Vašek por Pixabay
Gerir o próprio tempo nem sempre é uma tarefa fácil - Jan Vašek por Pixabay

Gerir o próprio tempo é uma missão que poucos conseguem executar com maestria. Isso porque, na maior parte dos casos, o acúmulo de funções e a constante distração nos tira o foco e a atenção de algo que poderia ser realizado em bem menos tempo.

Dados do IBGE apontam que a maioria dos brasileiros trabalha, em média, de 40 a 44 horas semanais. Bom, se o ideal seria dormir oito horas por dia, e se trabalhamos por outras oito, nos sobra exatamente 1/3 do dia para cuidar de nossa vida pessoal. É isso mesmo?

Apesar de lidarmos com isso diariamente, sabemos o quão difícil é conciliar nosso tempo entre a vida pessoal e profissional. A primeira coisa a se fazer é repensar toda sua rotina: onde você anda gastando tempo demais e onde está deixando a desejar?

A gestão desse tempo pode ser feita utilizando uma regrinha. Particularmente, gosto muito do método 'Get Things Done', de David Allen. São cinco etapas que consistem em:

1 - COLETAR: escreva suas tarefas num papel

2 - PROCESSAR: olhar para a coleta e analisar e se perguntar: esse item é algo que consigo realizar em dois minutos.

3 - ORGANIZAR: é processar as tarefas em uma hierarquia, para saber qual é a tarefa que eu realizo primeiro e assim por diante.

4 - REVER: de tempos em tempos, revise: Qual é o próximo passo para a tarefa? Eu realmente preciso finalizá-la esta semana?

5 - FAZER: é a parte mais importante de todas, pois chegou a hora de colocar a mão na massa.

Para que você consiga realizar tudo isso, porém, é importante eliminar as distrações, que podem ser verdadeiras vilãs em sua rotina. Celular e Whatsapp, por exemplo, devem sim serem utilizados, mas com bom senso. 

A minha dica é que você estabeleça um tempo limite por dia para o uso de redes sociais e aplicativos de trocas de mensagem. Aos poucos, você vai acabar usando esse tempo para outras tarefas que precisam ser feitas. Evite procrastinar!

Por fim, não descuide de sua saúde e muito menos de seu corpo. A máquina precisa estar funcionando perfeitamente para que você seja capaz de fazer tudo isso. Assim, faça escolhas saudáveis, seja na hora de se alimentar, ou ao praticar um exercício físico. Procure dormir o tempo recomendado e valorize seus momentos de lazer.

BIANCA VILELA é mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), palestrante e produtora de conteúdo. Desenvolve programas de saúde in company em grandes empresas por todo o país há mais de 15 anos. Na AnaMaria fala sobre saúde no trabalho, produtividade e mudança de hábitos. Instagram: @biancavilelaoficial