AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você sabia que existem sopas que podem ajudar a emagrecer?

Aprenda a maneira certa de consumir o prato e fuja das que podem sabotar sua dieta

Da Redação Publicado em 20/07/2019, às 09h00 - Atualizado em 18/08/2019, às 10h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Outro foco de atenção deve estar nos carboidratos, presentes nos acompanhamentos - Banco de Imagem/Getty Images
Outro foco de atenção deve estar nos carboidratos, presentes nos acompanhamentos - Banco de Imagem/Getty Images

Perfeitos para os dias frios, os caldos impulsionam ou atrapalham quem está tentando perder peso: tudo depende dos ingredientes escolhidos no momento do preparo. 

Pode acreditar, manter uma alimentação saudável durante o inverno é mais complicado do que nos dias mais quentes do ano. A dificuldade está relacionada aos nossos hábitos: ao mesmo tempo que damos preferência às comidas aquecidas e evitamos as saladas, o corpo gasta mais energia para manter a própria temperatura.

Esse esforço pode aumentar o desejo por comidas calóricas, tais como pães e massas. Porém, não se deixe enganar. “A elevação do gasto calórico não é suficiente para comermos muito mais do que estamos habituados sem isso resultar em ganho de peso ou acúmulo de gordura”, garante Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. 

A seguir, ela explica a maneira certa de consumir as sopas, um dos pratos queridinhos da estação, para matar a fome sem deixar as refeições excessivamente calóricas. E ela ainda dá a receita de duas versões deliciosas!

TODA SOPA É SAUDÁVEL?
Mito. Como em qualquer outra refeição, a qualidade do que está sendo ingerido varia de acordo com os ingredientes usados na sua preparação. 

“Apesar de parecer leve, dependendo dos alimentos escolhidos para a composição da sopa, ela pode ser mais calórica do que um prato de arroz com feijão e carne”, alerta Renata. 

“Se o foco é emagrecimento, o ideal é evitar ou usar pequenas quantidades de linguiça, bacon, creme de leite e queijos amarelos, como o parmesão ralado”, indica. 

Outro foco de atenção deve estar nos carboidratos, presentes nos acompanhamentos. “Procure não abusar dos pães e torradas, principalmente aqueles de farinha branca. Caso queira consumir, dê preferência aos do tipo integral”, recomenda. 

Também é preciso cuidado para não abusar dos alimentos ricos em carboidratos na preparação da sopa. Eles estão presentes em tubérculos, como a batata, e nas massas. “Um creme feito somente com mandioquinha, por exemplo, além de ser calórico pode saciar por pouco tempo, uma vez que é absorvido mais rápido pelo organismo”, diz.

COMO DEVEM SER OS CREMES?
O segredo, de acordo com a especialista, está em acrescentar proteína nas preparações. “Para favorecer a saciedade, aposte em leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Proteínas de origem animal, tais como frango e carnes magras, também são bem-vindas”, orienta. 

Outra opção está no queijo – o importante é investir só nas versões brancas, tais como o tofu. Para tornar a preparação mais nutritiva, acrescente legumes, como chuchu, cenoura ou couve-flor, que são ricos em fibras. Por serem consideradas leves, as sopas são excelentes opções para o jantar.

SOPA DE ABÓBORA COM TOFU
Ingredientes

  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 xícaras (chá) de abóbora cabotiá
  • 2 colheres (sopa) de coentro picado
  • Sal a gosto
  • 200 g de tofu picado em cubos

Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente a abóbora com ½ xícara (chá) de água, o coentro e o sal e cozinhe. Desligue o fogo e bata tudo até formar um creme. Em uma frigideira, grelhe o tofu em pedaços.Sirva a sopa em prato fundo, com o tofu grelhado por cima.