AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Carreira / Saiba mais!

Sem CRM: entenda por que Augusto não pode ser médico em 'Renascer'

Em 'Renascer', José Inocêncio descobre que Augusto não pode trabalhar como médico porque teve o seu CRM cassado; Saiba o motivo disso acontecer

Entendo o que é a CRM e o motivo de Augusto não poder atuar como médico em 'Renascer' - Reprodução/TV Globo
Entendo o que é a CRM e o motivo de Augusto não poder atuar como médico em 'Renascer' - Reprodução/TV Globo

José Inocêncio (Marcos Palmeira) nunca escondeu o sonho de ver os filhos "doutores" em 'Renascer'. Nos próximos capítulos da trama das nove da TV Globo ele irá descobrir que José Bento (Marcello Melo Jr.) não é de fato advogado, mas o baque dele não para por aí: José Augusto (Renan Monteiro) não pode atuar como médico. Isso porque o jovem perdeu o CRM, a licença necessária para exercer a profissão no Brasil.

Para trabalhar como médico no território nacional é preciso, após a graduação na faculdade de Medicina, que o recém-formado solicite essa espécie de autorização. Basicamente, é um registro realizado em órgãos estaduais. A sigla CRM faz referência ao Conselho Regional de Medicina, entidade regional do Conselho Federal de Medicina (CFM), responsáveis pela fiscalização e regulamentação da prática médica.

Augusto com registro cassado

José inocêncio irá descobrir a verdade sobre a situação profissional de Augusto por meio de Bento. O rapaz ficará com inveja do irmão mais velho e acabará falando na frente do pai que o registro médico do primogênito foi cassado. Tudo isso acontece no capítulo de quinta-feira (30), como adiantou o gshow.

No caso de Augusto, ele perdeu a licença após um suposto erro médico que cometeu. Quando retorna para a fazenda de cacau do pai, o processo de cassação do seu CRM já está em curso. Mas, a trama, até o momento, não deu maiores detalhes sobre o que de fato aconteceu.

Com o sonho de atuar como médico na vila, ele estará determinado a recuperar sua autorização para a prática médica e, para isso, Augusto conta com a ajuda de Kika (Juliane Araújo), como foi exibido na quarta-feira (29).

'Renascer': confira o resumo dos capítulos de 27 de maio a 1 de junho

Como funciona o CRM?

O CRM tem a finalidade de assegurar que os profissionais respeitem as normas de ética definidas pelo Conselho Federal e, dessa forma, manter a qualidade e eficiência dos serviços de saúde. Ele funciona como um “atestado” para atuar como médico em clínicas, hospitais ou de forma autônoma.

Com o credenciamento só é possível trabalhar nos limites do estado em que está registrado. Assim, caso se mude para outra região, é preciso pedir a transferência do CRM. Se o profissional atuar simultaneamente em dois estados, é necessário solicitar um número de inscrição secundário.

Por ser um registro público qualquer um pode consultá-lo facilmente. O primeiro passo é acessar o site do Conselho Federal de Medicina. Em seguida, busque por Serviços > Cidadãos > Busca por Médicos no menu da página.

Na sequência, basta procurar pelo médico que deseja. Essa busca pode ser feita consultando o nome do profissional ou o CRM, indicando estado. Também é possível usar os filtros disponíveis, o que torna a busca mais precisa. Outra forma de fazer a consulta é acessando diretamente os sites do Conselho Regional de Medicina de cada estado, os quais pode ser encontrados pelo Google.

Erro médico grave

Quando um profissional comete um erro médico, causando danos ao paciente devido a uma ação ou omissão não intencional, ele pode ser denunciado para o Conselho Regional do estado onde atua. Algo que aconteceu com Augusto na trama de 'Renascer'.

Acontece que o CRM garante que o Código de Ética será respeitado - assim como a segurança, o atendimento humanizado, digno e de qualidade - então quando a conduta não é feita da forma esperada o médico pode ter esse certificado cassado.

Caso um profissional seja denunciado, ele primeiro será notificado, podendo recorrer. É necessário apresentar uma boa defesa para assim voltar a atuar como médico. Na novela das nove da TV Globo, o primogênito de José Inocêncio conta com a ajuda de Kika durante o processo e, segundo divulgado, conseguirá recuperar seu CRM.

O que é Exame da Ordem? Entenda o motivo de Bento não poder atuar como advogado em 'Renascer'