AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

10 mandamentos da casa arrumada

Organizar tudo de uma vez, aprender a descartar e a desapegar são dicas preciosas para deixar o seu lar nos trinques

Júlia Arbex Publicado em 20/10/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
dicas para casa - shutterstock
dicas para casa - shutterstock
Arrumar a casa é um dos serviços mais ingratos que existem. Se você não faz, todo mundo percebe que o lugar está uma zona e fica um pouco incomodado. Agora, quando você faz, ninguém dá a mínima! Fora que tem prazo de validade: bobeou, está tudo desarrumado outra vez. Se identificou?  A escritora japonesa Marie Kondo, conhecida mundialmente como guru da organização, escreveu vários livros sobre o assunto. E garante que quando a casa está limpa sua mente também fica muito melhor. Duvida? Confira seus mandamentos! 

1) Arrume tudo de uma vez

Marie acredita que as pessoas que não conseguem acabar com a bagunça da casa fracassam porque arrumam de pouquinho em pouquinho. Segundo ela, para colocar o lar em ordem é preciso fazer em um curto prazo de tempo e tudo de uma vez. Não desista antes de terminar todos os cômodos!

2)  Descarte o que não usa

A organização é feita da seguinte forma: descartar e guardar, nunca o contrário. Chega uma hora que a gente acumula tanta coisa que perdemos a noção do que temos. Então, na hora que for arrumar o lar não pense que um dia pode precisar. Tire sem dó!

3) Desapegue que faz bem

Ganhou um presente que nunca vai usar, mas tem pena de dar? Sua vizinha repassou uma blusinha e você sentiu obrigação de aceitar mesmo que nunca vá vestir? Chega de ser assim! A guru diz que quem quer manter a casa em ordem deve desapegar. 

4) Roupa de usar em casa

Parece desperdício doar roupa que pouco usou, né? Aí você pensa “vou guardar para vestir em casa”. De acordo com Marie, isso é um erro porque (sem perceber) metade do armário é composto de roupas “para ficar em casa”.  Por isso, chega de reaproveitar peças que não lhe agradam.

5)  Guarda-roupa abarrotado

Há duas causas para seu armário ser desorganizado: ou está cheio demais ou você não sabe como organizar as roupas. Se sua resposta for a segunda opção, pendure as peças pesadas do lado esquerdo e as mais leves do lado direito. Separar por cor também dá certo.

6)  Organizar papelada

Além dos documentos, você guarda todos os papéis que recebe? Para Marie, os únicos que precisamos manter são documentos oficiais e contratos. O restante, para o lixo!  

7)  Arrumação vertical

Você tem o hábito de empilhar as roupas? O ideal é guardá-las no cabide. De acordo com Marie, se colocar as peças uma em cima da outra, as de baixo vão caindo no esquecimento e não vão ser usadas.

8) O melhor lugar para as bolsas

Para ocupar menos espaço, o recomendável é juntar as bolsas do mesmo tipo (podem ser as do mesmo material ou aquelas que servem para a mesma ocasião, como festas, por exemplo). Você pode usar caixas para isso. Guarde, no máximo, duas bolsas dentro de uma outra. Além disso, esvazie a sua diariamente para não esquecer de nada que está lá, como recibos e documentos importantes. 

9) Banheiro e cozinha

Tire os xampus, condicionadores e máscara de hidratação que estão no boxe e deixe apenas o que você está usando. Você vai ver como é mais fácil e rápido limpar o local. O mesmo vale para a pia da cozinha!

10)  Crie o hábito

Depois de todas essas lições, não adianta chegar em casa e largar a bolsa no sofá e o casaco na mesa de jantar, viu? É essencial guardar os pertences todos os dias em seus devidos lugares para manter a organização.




Livro: A Mágica da Arrumação, de Marie Kondo (Editora Sextante, R$ 24,90)