AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

6 dicas para manter a despensa organizada e evitar desperdícios

Manter o armário de comidas em ordem é mais fácil do que parece; saiba como!

Karla Precioso Publicado em 01/08/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A organização é uma ótima maneira de economizar tempo (e dinheiro!) - Pixabay/Filmbetrachter
A organização é uma ótima maneira de economizar tempo (e dinheiro!) - Pixabay/Filmbetrachter

Organizar a despensa pode até ser uma tarefa chata, mas, ao manter os alimentos arrumadinhos em seus espaços, você só vai se beneficiar. Além de otimizar o tempo, a prática é a melhor maneira de evitar o desperdício. Com tudo em seu devido lugar, é possível ter um controle sobre o que tem no armário e o que, de fato, é preciso comprar. Resultado: casa em ordem e economia no bolso! Confira as dicas de Paula Furlan, personal organizer, parceira da Ordene.

CARDÁPIO
Uma despensa organizada começa com a preparação do cardápio. Quando você tem um cardápio semanal, quinzenal, até mensal, você sabe exatamente o que precisa conter no armário. Uma lista de compras é preparada e, assim, você não adquire produtos desnecessários. Essa é a base!

DESCARTE DE ALIMENTOS
A seguir, cuide do descarte de alimentos estragados, vencidos...

CATEGORIZAÇÃO
Você deve separar as famílias dos alimentos (grãos, farináceos, conservas, leguminosas, aperitivos, guloseimas, massas, óleos, enlatados).

SETORIZAÇÃO
Isso significa encontrar o local adequado para cada item e, nesse momento, é fundamental separar os alimentos abertos dos fechados. Se deixar tudo misturado, você vai acabar abrindo dois mantimentos do mesmo tipo, fazendo com que ambos estraguem.

Por exemplo, se você tem uma gaveta grande com os mantimentos abertos, você vai sempre procurar ali primeiro se tem o que você precisa. Caso não tenha, aí sim, você vai para os fechados. Para esse trabalho, recorra aos organizadores, como potes herméticos, que ajudam muito para que os alimentos sejam preservados. Prefira os quadrados ou retangulares.

É muito importante também identificar o que está dentro do pote e colocar a data de validade do alimento. Outros organizadores fundamentais na cozinha são os cestos – há uma infinidade deles no mercado. Os modelos de acrílico e coloridos podem fazer até as vezes da decoração.

ENLATADOS E INDUSTRIALIZADOS
As comidas em lata e em pacotes devem ser guardadas em área fresca. Nunca coloque-as em armários próximos ao forno ou em prateleiras perto do teto.

COMPRAS
Outra questão muito importante é a hora que você chega do mercado e vai organizar os alimentos. Procure colocar os produtos novos no fundo dos cestinhos e deixe os mais velhos na frente, pois, assim, você usará primeiro o velho – e isso é essencial para a economia doméstica.

Além disso, sempre que usar o empilhamento, priorize a ordem do maior para o menor. Se não for empilhar, deixe sempre o maior no fundo e o menor na frente, para facilitar a visualização do que você realmente precisa comprar na hora de fazer a listinha do mercado.

Quais problemas eu evito na rotina, tendo o controle da despensa em dia?
Uma despensa organizada aumenta a produtividade. Quando você tem um armário bagunçado, você vai muito ao supermercado e perde tempo com isso. Já com a despensa toda ajeitada, você faz as compras na quantia certa, não desperdiça e evita
aquele susto naquele momento em que está no meio de uma receita e, de repente, percebe que algum ingrediente está faltando. Outros benefícios são conseguir visualizar melhor as coisas. Tenha a iniciativa de usar os produtos antes que eles vençam. Isso traz ganho na saúde da família, porque você vai acabar consumindo alimentos sempre frescos.

Uma boa limpeza
Não adianta organizar os alimentos com a despensa suja. Além disso, um problema muito comum em armários que não passam por uma limpeza regular é o surgimento de pequenos bichinhos, que se alastram com muita facilidade e contaminam os alimentos:, como traças e os carunchos. Essas pragas se instalam principalmente em farináceos, sementes, grãos e frutas secas. Eles furam os pacotes e colocam ovos, o que nos obriga a eliminar todo o alimento.