AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

A arte de pôr a mesa

Conheça o trabalho das meseiras e veja como ganhar dinheiro com essa profissão

Júlia Arbex Publicado em 20/10/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A arte de pôr a mesa - iStock/Divulgação
A arte de pôr a mesa - iStock/Divulgação
Não importa se vai comer sozinha, com o marido ou se irá receber amigos para o jantar. Na hora da refeição, a mesa está sempre bonita, com cada coisa em seu lugar. É assim que age uma meseira. O termo, que surgiu nas redes sociais, refere-se àquelas pessoas que têm prazer em pôr a mesa para as refeições. Atualmente, porém, o hábito se tornou muito mais do que só um hobby. Hoje, já existem cursos profissionalizantes para quem quiser aumentar a renda da família ensinando as técnicas e até indo à casa de outras pessoas para deixar a mesa delas nos trinques. Conversamos com Luciana Locchi, uma das criadoras do Clube da Mesa Posta, para entender direitinho como isso funciona.

Por puro prazer
Para muita gente, decorar a mesa para as refeições diárias é uma atividade prazerosa. “Colocar arranjos de flores, pratos, talheres e guardanapos da maneira certa, entregar um mimo a um convidado, como uma lembrancinha ou um verso de carinho, reforça as boas maneiras e o costume de realizar as refeições à mesa, com a família e amigos”, explica Luciana. Apesar da correria do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, a empresária afirma que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com os detalhes em casa. E isso atinge desde as mais jovens, até as donas de casa mais experientes e pessoas que trabalham com eventos ou consultoria para lojas especializadas. Além disso, as redes sociais têm dado às pessoas a oportunidade de conhecerem esta tarefa que muita gente não sabia que existia. “Quem vê uma foto se encanta tanto que quer fazer também”, afirma.

Elas são profissionais!
Se você gostou da ideia, saiba que a atividade está tão em alta que já existem até cursos para as pessoas se especializarem e fazerem desse hobby uma profissão lucrativa. Luciana e a sócia Cristiane Monte tinham uma loja on-line que vendia artigos de
louça e decoração para mesas. Juntas, decidiram criar o Clube da Mesa Posta. “O projeto, que surgiu há três anos em São Paulo, promove oficinas, cursos, palestras e eventos para quem quiser receber bem ou trabalhar com isso”, diz Luciana. No curso, as alunas aprendem como decorar e deixar a mesa harmoniosa, a montar o cardápio ideal para cada ocasião, qual o melhor horário para servir as refeições, além de dicas de etiqueta. Segundo a empresária, após se profissionalizar, a especialista pode dar aulas, ser contratada para eventos e também para organizar a mesa na casa de alguém


Para fazer bonito!
Além de gostar de receber e de decorar, uma meseira precisa investir em itens básicos para arrumar as mesas, seja por prazer em casa ou profissionalmente.

Confira:
■ Uma toalha ou um jogo americano liso e de cor neutra para conseguir ousar nas cores dos outros itens.
■ Sousplat (palavra francesa que significa prato de baixo) coloridos.
■ Louça branca, que é a mais básica e fácil de combinar.
■ Taças transparentes.
■ Talheres de inox.
■ Guardanapos de pano brancos ou coloridos.
■ Porta-guardanapo de elástico e de cor neutra.
■ Suporte transparente pequeno ou médio para flores.
■ Cestinhas para a mesa de café da manhã e lanches.
■ Castiçal pequeno.