AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Casa

A louça parece que tem vida? Veja dicas para organizar a cozinha na quarentena

Por estarmos mais tempo em casa e preparar a maioria das refeições, garantir a limpeza é fundamental

Da Redação Publicado em 24/04/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parece que a louça suja tem vida própria, né? - Achim Thiemermann/Pixabay
Parece que a louça suja tem vida própria, né? - Achim Thiemermann/Pixabay

A pandemia do novo Coronavírus colocou grande parte da população brasileira em isolamento social. Quem pode e consegue trabalhar de forma remota, deve ficar em casa, até que tudo isso passe.

E se a recomendação é não sair, o normal é que a demanda de organização e limpeza da casa aumentem,  principalmente em se tratando da cozinha, que naturalmente já dá mais trabalho que outros cômodos, por ser o local que armazenamos, lavamos e preparamos os alimentos. 

Pensando nisso, AnaMaria Digital conversou com Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, atrás de algumas dicas para facilitar a execução das tarefas.

LOUÇAS

Separar talheres, pratos, refratários e panelas torna a lavagem das peças mais fácil, além de economizar água. Siga essa ordem e deixe as panelas de molho, enquanto lava os demais. Não tenha preguiça de secar e guarde toda a louça, o que ajuda a manter os armários organizados. Na hora de arrumá-los, deixe os itens que usa com maior frequência mais acessíveis e os que são pouco usados em locais mais altos nos armários.

PIA

É um dos locais que mais acumulam bactérias e resíduos de alimentos. Assim, merece máxima atenção e deve ser limpa a cada louça lavada. Para isso, misture água morna com detergente neutro, esfregando por toda a superfície e certifique-se de que não há mais restos de alimentos. Para desinfetá-la, use um pano limpo embebido em vinagre e depois enxague com água morna. Embora uma prática comum nos lares brasileiros, não devemos deixar um cesto de lixo em cima da pia.

FOGÃO

Evitar frituras é bom para a saúde e ainda poupa um grande trabalho na hora de limpar o fogão. O ideal é que, após cada refeição preparada, ele seja limpo, com um pano ou a parte macia da esponja e um desengordurante. As chapas de alumínio podem ficar de molho em uma solução de meia xícara de chá de vinagre aquecido e uma colher de chá de sal, por cerca de 30 minutos. Depois é só esfregar com uma esponja, ou palha de aço. 

GELADEIRA

O recomendado é que seja limpa a cada quinze dias. É importante verificar sempre a validade dos alimentos e guardá-los em potes preferencialmente herméticos. Não é indicado utilizar produtos químicos com cheiro forte, por isso, uma solução de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluídos em água morna é suficiente para limpar as prateleiras e demais compartimentos internos.

PISO

Para desinfetar pisos frios, o melhor é sempre optar por uma solução de água sanitária em água. Mas também podemos utilizar desengordurantes, principalmente em locais com respingo de óleo ou alimentos.

Vale lembrar ainda a importância de se ter uma esponja específica para cada função, como lavar louças, limpar o fogão e chapas de alumínio. Após o uso, é recomendado submergir as esponjas em água fervente, esperar esfriar, retirar o excesso de água e guardá-las em local seco e arejado. Elas devem ser trocadas a cada semana.