AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Preste atenção

Alimentos permitidos versus proibidos para ir no micro-ondas

Confira o que fazer para evitar problemas na hora de usar eletrodoméstico

Karla Precioso Publicado em 30/12/2018, às 18h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ovo é um dos alimentos a serem evitados - Banco de Imagem/Getty Images
Ovo é um dos alimentos a serem evitados - Banco de Imagem/Getty Images

Além de aquecer e descongelar os alimentos, o microondas pode até substituir o fogão no preparo de algumas refeições, com a vantagem de encurtar pela metade o tempo de preparo.

No entanto, AnaMaria separou alguns alimentos não devem ser preparados no aparelho. Confira!

1 - OVO
A casca pode estourar devido à pressão que se forma dentro dela. Só cozinhe o alimento se tiver recipiente próprio. Ainda assim, depois de retirar do forno, deixe esfriar por dois minutos antes de abrir. Ovos cozidos, mesmo sem casca, devem ser cortados para ser reaquecidos, porque têm o risco de explodir.

2 -  COMIDA SECA
Alimentos com pouca umidade, como pães e bolos, não devem ficar muito tempo no forno porque inflam. 

3 -  FRITURAS
A temperatura do óleo não pode ser controlada e, portanto, o risco de explosão é grande. Uma pequena quantidade pode ser usada para refogar temperos.

4 - LEGUMES COM CASCA
Batata, berinjela e alimentos com pele (casca) até podem ser preparados no forno, desde que sejam furados antes do cozimento para que o vapor saia, evitando que estourem.

5 - ÁGUA
Cuidado redobrado ao fervê-la no micro-ondas. Quando a água é aquecida e entra em contato com um novo corpo (um saco de chá, por exemplo), inicia-se a ebulição, espirrando gotículas superquentes que queimam sua pele.

O que levar ao micro-ondas?

  • VIDRO, cerâmica e porcelana refratários e sem filetes metálicos podem ser usados em cozimentos longos. Já a porcelana ou a louça sem frisos metálicos só em preparos rápidos.
  • PLÁSTICOS E PAPEL apenas se forem apropriados para micro-ondas. Papel-manteiga é ideal para cobrir os alimentos. Recipientes de barro sem detalhes de ferro também podem ser usados no eletrodoméstico.
  • NÃO USE INOX, ÁGATA, CRISTAIS, ESMALTADOS OU PEÇAS DE ALUMÍNIO.