AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Dúvida

Ar-condicionado e ventilador podem causar doenças respiratórias? Entenda

Equipamentos precisam de manutenção e limpeza adequadas para não causarem danos à saúde

Da Redação Publicado em 19/01/2021, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As mucosas deixam de filtrar vírus e bactérias que acabam entrando no organismo - StockSnap/Pixabay
As mucosas deixam de filtrar vírus e bactérias que acabam entrando no organismo - StockSnap/Pixabay

Já virou tradição: bastam as temperaturas lá fora subirem para que comecem os debates dentro das empresas e, até mesmo, em casa. Tudo porque, ao longo do verão, muita gente opta pelo uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado para ajudar a refrescar o ambiente. O problema é que, muitas vezes, tais eletrônicos prejudicam tanto a saúde que acabam não valendo a pena.

“Esses aparelhos podem causar o ressecamento das vias aéreas e, com isso, diminuem as defesas naturais do corpo. Assim, fica mais fácil desenvolver resfriados e doenças respiratórias, como rinite, sinusite e até pneumonia”, alerta Maura Neves, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, para AnaMaria Digital.

Com as vias aéreas ressecadas, as mucosas deixam de filtrar vírus e bactérias que acabam entrando no organismo. Manter a hidratação em dia é essencial ao longo de todo o ano, mas sob o risco de ressecamento das mucosas, é preciso redobrar a atenção com a quantidade de líquidos ingerida.

O choque térmico causado pela diferença de temperatura interna e externa também não faz bem. “O ideal é manter o ambiente a uma temperatura de 23°C. Nunca abaixo ou acima disso”, diz a especialista, que destaca que esta é uma indicação da própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e vale para o carro, casa e trabalho.

Para evitar que doenças sérias comprometam o verão, Maura sugere organização e planejamento. Dessa forma, é possível, semanas antes das grandes ondas de calor chegarem, realizar a higiene adequada tanto nos filtros do ar-condicionado quanto nas hélices e grades do ventilador. 

“O ventilador, quando sujo, acumula poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias que podem ser nocivos à saúde. Usá-lo sem a correta higienização pode desencadear espirros e até crises mais sérias”, afirma.

PREVENÇÃO
Além de higienizar corretamente os aparelhos antes do uso e caprichar no consumo de água durante o verão, o uso de soro fisiológico 0,9% para lavar as narinas faz toda a diferença na hora de evitar o ressecamento das mucosas e a contaminação por micro-organismos.

“O soro pode ser nebulizado diretamente nas narinas, por meio de aplicador próprio da embalagem ou conta-gotas, ou ainda ser vaporizado no inalador por 15 minutos por dia – pela manhã e antes de dormir”, orienta.

DOENÇAS ASSOCIADAS
Algumas enfermidades podem ser desencadeadas pelo mau uso do ventilador ou do ar-condicionado:

  • Doença do Legendário: causado por bactéria, leva a uma pneumonia bem grave.
  • Asma: é uma doença inflamatória crônica nas vias respiratórias. Causa falta de ar, cansaço, chiado, aperto no peito e grande mal-estar.
  • Rinite: quando alérgica, infecciona a mucosa nasal e causa sintomas parecidos com os da gripe, como espirros, coriza fluída, coceira nas vias aéreas, congestão nasal, irritação nos olhos etc.