AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / É BOM OU NÃO?

Box até o teto: vantagens e desvantagens do item de banheiro

Box até o teto se tornou um dos queridinhos dos novos projetos de arquitetura e design. Mas será que é bom mesmo? Confira algumas vantagens e desvantagens

O item oferece uma gama de opções para diferentes usuários. - Fotos: Ronaldo Rizzutti | BT Arquitetura | Pexels
O item oferece uma gama de opções para diferentes usuários. - Fotos: Ronaldo Rizzutti | BT Arquitetura | Pexels

O box até o teto é um modelo relativamente novo - porém, já virou tendência. Seja em novos projetos ou nas modificações de banheiros mais antigos, a novidade tornou-se uma das queridinhas do mercado de arquitetura e decoração.

E com muitos motivos: a instalação deste modelo se destaca dos boxes tradicionais, oferecendo ainda mais sofisticação, modernidade e conforto. Só que, como tudo que envolve obra e mudanças dentro de casa, nem tudo são flores, não é mesmo?

Ou seja: é fundamental levar em consideração listar todos os pontos positivos e negativos do box até o teto antes de optar ou não pela instalação no banheiro da sua casa. Pensando nisso, AnaMarialista as vantagens e desvantagens para àqueles que ainda estão em dúvida sobre o projeto.

Vantagens do box até o teto

Se você é do time que prefere saber primeiro das notícias boas, está no lugar certo. É hora de listar as vantagens da adoção do box até o teto - e são muitas! Confira:

  • Funcionalidade -
    O primeiro ponto de destaque não poderia ser outro: o box até o texto se destaca positivamente por sua funcionalidade. Isso porque a altura extendida impede o vazamento de respingos d'água para fora da área correta. Ou seja, se você está cansado e ter o restante do banheiro molhado durante os banhos, essa pode ser a escolha ideal. 

    Além disso, o box até o teto oferece ainda mais conforto durante os banhos. Por ser vedado, ele retém a temperatura e o calor dentro da área de banho, deixando o clima mais quentinho e agradável por mais tempo.

    Ao mesmo tempo, a retenção do calor e da umidade dentro do box também ajuda os móveis e outros acessórios do banheiro. Até mesmo a tintura é preservada por mais tempo, sem a interferência dos períodos de banho.

    Armário de banheiro: como escolher e preservar o material?

  • Visual
    Talvez o principal motivo para o box até o teto ser tão procurado é seu visual sofisticado. Como já dito, a novidade traz uma sensação de luxo, elegância e muito estilo para seu banheiro. Se sua intenção é modernizar cômodo, é uma boa aposta.

  • Versatilidade e multiuso
    Outro ponto de destaque positivo é a sensação de amplitude causada pelo box até o teto. A ausência de emendas oferece um visual mais clean e amplo. Isso significa que pode ser adotado até mesmo nas casas com banheiros menores.

    Ao mesmo tempo, a recomendação também se estende aos donos de banheiros grandes. Com o espaço maior, as possibilidades são ampliadas. Deseja porta de correr? Ótimo! Modelo tradicional? Também vai funcionar. Ou seja, o box até o teto é bem versátil.

Como decorar quarto de casal pequeno? Dicas para otimizar o espaço

Desvantagens

Listados os muitos pontos positivos, é hora de entender as desvantagens da instalação do box até o teto em seu banheiro.

  • Alto custo
    Mais vidro para preencher o espaço, mão de obra especializada e necessidade de um material mais resistente e reforçado: esses são alguns dos pontos que transformam o box até o teto em uma aquisição mais cara do que os modelos tradicionais.

    De maneira geral, os custos podem ficar até 50% maior. O material também não deixa espaço para apoiar a toalha - logo a aquisição do acessório se faz necessária. Se você não está disposto a abrir os cofres, é melhor reconsiderar a instalação.

  • Manutenção
    Outro ponto que deve ser levado em consideração antes de optar pelo box até o teto é a manutenção. A limpeza do item, por exemplo, tem pontos positivos e negativos: por não ter vidros sobrepostos, pode ser que seja mais fácil.

    Por outro lado, vai depender do pé direito de sua casa (a altura entre o chão e o teto) e sua disposição na hora de limpá-lo. Isso porque pode ser difícil alcançar as partes mais altas, sendo necessário o uso de escada e outras ferramentas.

  • Adaptação -
    A instalação do box até o teto exige que o espaço para banho conte com uma janela ou exaustor para que o local não fique úmido após o banho. Desta forma, a umidade e a temperatura conseguem sair da maneira correta.

    Do contrário, podem causar danos a pintura interna do box e, principalmente ao teto. Ambos podem sofrer com o mofo causado pela umidade. 

Diferentes modelos

Assim como o modelo convencional, o box até o teto também conta com uma gama de variedade de estilos materiais. Logo, algumas das vantagens e desvantagens citadas podem ser afetadas diretamente pelas escolhadas de cada morador.

A necessidade de ventilação natural e exaustor, por exemplo, só é válida para os modelos de boxes  totalmente fechados. Porém, também é possível escolher opções que permitem a circulação do ar, como os modelos de box até o teto sem porta.

Neste caso, o box conta com apenas uma folha fixa que ocupa metade da área de abertura. A outra metade é livre para circulação - tanto de pessoas, como também do ar, umidade e vapor. Por outro lado, o local perderia a sensação de sauna pela retenção do calor.

Além do mais, é possível adaptar o box até o teto para suas preferências e o tipo de arquitetura utilizada no restante da residência. Há modelos com estilo minimalista, industrial, com tons escuros ou coloridos. Veja alguns exemplos abaixo:

box até o teto porta de abrir
Box até o teto com porta de correr. Projeto: Bianchi & Lima Arquitetura e Interiores | Foto: Julia Ribeiro

box até o teto sem porta
Box até o teto sem porta. Projeto: Romanillos Arquitetura | Foto: Ronaldo Rizzutti

box ate o teto com tons escuros
Box até o teto com tons escuros. Projeto: Ana Rozenblit