AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Cozinha

Chef dá dicas de como passar menos tempo na cozinha

Confira 6 dicas para ajustar o tempo que você passa na cozinha

Karla Precioso Publicado em 14/08/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chef dá dicas de como passar menos tempo na frente do fogão - Pixabay/Jeshoots-com
Chef dá dicas de como passar menos tempo na frente do fogão - Pixabay/Jeshoots-com

Muitas pessoas deixam de fazer as refeições em casa porque não têm tempo ou não gostam de passar horas na frente do fogão. Comer fora, às vezes, é bom, claro, mas manter uma alimentação equilibrada, fazendo as refeições na rua, fica um pouco mais difícil. Pensando nisso, a chef Bianca Folla traz seis dicas para economizar seu tempo na cozinha.

COZINHE UMA VEZ POR SEMANA 

Que tal escolher um dia da semana para preparar alguns alimentos e pratos que podem ser congelados para consumo nos dias seguintes? Dessa forma, você economiza tempo e não fica cansada de ter que cozinhar todos os dias.

APOSTE EM RECEITAS SIMPLES

Aposte em receitas simples e básicas, aquelas que toda a família gosta. Deixe os pratos elaborados para os finais de semana ou ocasiões especiais.

TENHA ALIMENTOS DE RESERVA NO CONGELADOR

O plano é deixar as refeições da semana todas prontas, porém podem acontecer imprevistos e você ficar na mão. Para evitar que isso aconteça, prepare algumas refeições e deixe-as congeladas em porções individuais para uma eventual necessidade. No caso das carnes, elas podem durar até seis meses no congelador. Já os legumes duram até três meses. Mas, atenção: antes de congelar os alimentos, lembre-se de colocar a data que você congelou e vá consumindo conforme o prazo de validade/vencimento dos pratos.

NÃO ESQUEÇA DOS LANCHES

Nada de se preocupar apenas com as refeições principais, prepare também alimentos que podem ser consumidos em forma de lanches. Cozinhe e congele frango desfiado, rale e congele a cenoura e faça isso com outros ingredientes. Na hora da fome, basta descongelar esses ingredientes e montar seu lanche.

USE O MESMO INGREDIENTE EM DIVERSAS RECEITAS

Quanto mais ingredientes, maior o tempo gasto para o preparo das refeições. Assim, o ideal é que você prepare uma grande quantidade de determinado alimento e divida entre as receitas. Escolha um ingrediente por semana e faça com ele diversos pratos. Para a escolha dos ingredientes, fique de olho nos produtos da época, economizando dinheiro, além de tempo.

TENHA OS UTENSÍLIOS CERTOS SEMPRE POR PERTO 

Alguns utensílios facilitam e agilizam o preparo de alimentos. Fatiadores e descascadores ajudam a fazer o trabalho chato com mais agilidade.