AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / CONFIRA!

Como decorar quarto de casal pequeno? Dicas para otimizar o espaço

Saber como decorar quarto de casal pequeno é fundamental para tornar o cômodo aconchegante e confortável. E isso é possível com uma série de dicas!

Iluminação, palheta de cores e escolha e posicionamento dos móveis são essenciais no processo. - Vitaly Gariev/Pexels
Iluminação, palheta de cores e escolha e posicionamento dos móveis são essenciais no processo. - Vitaly Gariev/Pexels

O mercado imobiliário vem passando por algumas mudanças nos últimos tempos: enquanto os preços aumentam a cada ano, a maioria dos imóveis diminuem, resultando em cômodos cada vez menores. Só que nem sempre é fácil saber como decorar um quarto de casal pequeno, por exemplo.

Será que todos os itens essenciais e eletrodomésticos vão caber neste lugar? E onde entram as decorações? Essa é a realidade que bate na porta de muitas pessoas! Até porque o espaço disponível parece ficar cada vez mais compacto a cada medição, não é mesmo?

Por isso, saber como decorar um quarto de casal pequeno é uma etapa essencial para seu conforto e bem-estar. Afinal, ninguém quer sonhar anos com uma mudança, ou até mesmo compra da primeira casa, para não se sentir bem dentro do próprio quarto.

Residência pequena: veja dicas para deixar seu cantinho muito mais espaçoso

QUARTO DE CASAL PEQUENO? SEM PROBLEMAS!

Sabe aquela decoração dos sonhos que você viu na casa de uma blogueira famosa ou em um vídeo aleatório das redes sociais? É possível usá-los como inspiração, mas, nos casos de cômodos pequenos, será preciso abrir mão de algumas coisas.

E isso passa por diferentes práticas, que vão desde a escolha de quais móveis serão comprados, suas cores, e até a disposição destes produtos dentro do quarto. O mesmo é válido para eletrodoméstico e outros itens, como espelhos e plantas.

Em paralelo, há algumas dicas que devem ser levadas em consideração em todos os casos. E esses fatores são ainda mais importantes na hora de mobiliar e decorar quarto de casal pequeno. Veja alguns: 

  • Cama do casal em lado oposto à porta de entrada do cômodo;
  • Cabeceira da cama não fique contrária a uma parede de banheiro, ou de costas para janela;
  • Cômoda, rack para TV na parede em frente à cama, desde que não comprometa a circulação. A passagem ao redor da cama deve ter uma largura média de 60 cm; 
  • Não esqueça da abertura da porta do guarda-roupa, que precisa de espaço para ser aberta.

Sala pequena? Veja 5 dicas de decoração para deixar o espaço funcional

DICAS PARA DECORAR QUARTO DE CASAL PEQUENO

O primeiro passo para decorar quarto de casal pequeno é listar as prioridades de cada um dos indivíduos. Será apenas para dormir ou os dois pretendem assistir TV no cômodo? Há a necessidade da criação de um mini escritório, com itens de trabalho?

Móveis - Depois, é importante escolher móveis multifuncionais, como uma cama baú por exemplo. Além da função tradicional, ela pode servir para guardar roupas, acessórios ou outros itens, economizando um espaço que pode ser útil para outras coisas.

Neste ponto, também é válido apostar em móveis planejados. Eles vão se encaixar adequadamente em cada um dos espaços disponíveis, já que são projetados de acordo com as dimensões e necessidades específicas do cômodo em questão.

Para aproveitar o espaço - Qualquer espaço disponível pode - e deve - ser aproveitado. Por isso, use e abuse de nichos e prateleiras, que podem compor o visual com decorações ou armazenar objetos, como livros, discos e outros itens. 

E por falar em espaço, até mesmo aquele atrás da porta pode ser bem útil. Basta colocar alguns ganchos, que eles servirão para segurar bolsas, bonés, e outros itens.

Também pensando em aproveitar melhor o espaço, mas voltando ao tópico anterior, os guarda-roupas com portas de correr também são importantes. Eles tiram a necessidade de deixar um espaço para as portas convencionais abrirem. O mesmo é válido para a porta de entrada do quarto.

Sensação de amplitude - Alguns itens ajudam a dar uma sensação de amplitude, mesmo em cômodos pequenos. O principal deles: o espelho. Por isso, se você procura como decorar quarto de casal pequeno, o item pode ser seu grande aliado.

Seja na porta do armário, na cabeceira, em uma parede vazia ou acima dos móveis: os espelhos vão criar um efeito de profundidade maior. A palheta de cores é outro ponto que ajuda nesse sentido. Por isso, dê prioridade aos móveis com cores claras, como bege, branco, rosa claro, azul claro ou tons de cinza. 

Outra aliada importantíssima é a iluminação - desde que feita da maneira correta, claro. Assim como as luzes podem deixar seu quarto mais acolhedor e maior, também podem ter o efeito contrário. Por isso, escolha pontos estratégicos e os ilumine com fita LED, lâmpadas e outros.

LEIA TAMBÉM

Entenda como a casa influencia no jeito de viver e de se relacionar

7 dicas para inserir a decoração maximalista na sua casa