AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Finanças

Como economizar no orçamento doméstico? Especialista dá dicas práticas

Algumas estratégias também podem gerar economia no orçamento, como evitar banhos demorados

Da Redação Publicado em 11/10/2020, às 08h00 - Atualizado em 16/10/2020, às 16h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ideal é usar esses eletrodomésticos apenas uma vez por semana - PublicDomainPictures/Pixabay
O ideal é usar esses eletrodomésticos apenas uma vez por semana - PublicDomainPictures/Pixabay

“Todo mês fico às voltas com as contas. Preciso economizar com os gastos em casa. Por onde começar?” M. L., por e-mail. 

Para deixar de viver de salário em salário, é preciso saber para onde está indo o seu dinheiro e utilizá-lo de forma assertiva. Um olhar cuidadoso com os recursos financeiros e os gastos em casa evitam a sensação de que nunca sobra nada no fim do mês. 

Algumas estratégias também podem gerar economia no orçamento, como evitar banhos demorados. Sim, essa deve ser a primeira mudança familiar, uma vez que o chuveiro é um dos grandes impulsionadores do uso de energia. 

As contas de consumo, como luz, água, telefone e internet, merecem ser analisadas com cuidado para evitar ainda mais o mau aproveitamento desses bens. Evitar manter equipamentos ligados na tomada sem necessidade, lâmpadas acesas sem necessidade e tentar economizar com a máquina de lavar e o ferro de passar são boas dicas. O ideal é usar esses eletrodomésticos apenas uma vez por semana. Aliás, essa é também uma dica ecológica, já que economizar esse tipo de recurso ajuda a preservar o meio ambiente. 

Priorizar a alimentação em casa e se planejar para isso pode ajudar muito. Antes de ir ao supermercado, verifique os armários e faça uma lista de compras. Já no local, dê preferência para frutas, legumes e verduras da estação, que são mais baratos. A organização na hora das compras também evita o desperdício e promove a economia. 

Por fim, se o total de gastos mensais for maior que o salário, talvez seja a hora de procurar fontes alternativas de renda. Nesse momento, o ideal é pensar quais são suas competências e habilidades. Se existe algo que você possa fazer ou produzir para complementar a renda familiar... As respostas a essas questões podem ser excelentes e ajudar a tirar toda a família do vermelho!

LUCIANA IKEDO (@lucianaikedo) é assessora de investimentos com certificação CFP®, MBA Internacional pela FGV, com extensão na Ohio University (EUA), e em Finanças pelo Ibemec/Insper.