AnaMaria
Casa / Organização

Veja 8 dicas fáceis para organizar o seu dia no período de home office

Aprenda como organizar e otimizar o seu tempo durante o home office

Da Redação Publicado em 25/08/2020, às 09h00

Trabalhar em casa requer muita organização - William Iven/ Pixabay
Trabalhar em casa requer muita organização - William Iven/ Pixabay

A pandemia do novo coronavírus fez com que a maioria das empresas optassem pelo home office, e muitas famílias tiveram que se adequar a essa nova realidade. Com o 'escritório' em casa, pais e mães estão enfrentando o desafio inédito de dar conta de todas as tarefas profissionais, ao mesmo tempo em que cuidam do lar, dos filhos e do preparo das refeições. 

Mas por meio de algumas alternativas simples, é possível tornar a rotina em casa mais produtiva. Pensando nisso, Ana Maria Digital e a marca Fortaleza listaram oito dicas que vão te ajudar nesta reorganização. Confira!

1- ORGANIZE AS TAREFAS
Levante no horário de costume, tome o café da manhã com a família e aproveite o tempo extra em que estaria à caminho do escritório para organizar as primeiras tarefas, como tirar o lixo, dar uma geral no banheiro ou colocar a roupa suja na máquina de lavar.

2- PLANEJAMENTO
Neste período, planeje o almoço e o jantar. Dê preferência a pratos práticos, nos quais as carnes, por exemplo, possam servir as duas refeições. Digamos que hoje você vai retirar frango do congelador. Tire uma porção extra, já pensando na refeição da noite. Tempere, prepare a receita e separe uma parte do frango já pronto para desfiar. À noite, você pode preparar uma massa com frango e legumes, refeição leve e nutritiva ideal para o jantar.

3- DIVIDA AS TAREFAS
Este é o momento ideal para dividir as tarefas e as responsabilidades com toda a família. Se seus filhos já têm mais de 7 anos, já podem arrumar o próprio quarto.

4- LIMPEZA PESADA? FAÇA NO FIM DE SEMANA
O ideal é que façam a limpeza mais pesada da casa juntos, durante o fim de semana para que, de segunda a sexta, só cuidem da manutenção. Assim, você não vai se atrapalhar em suas tarefas profissionais e eles, caso estejam tendo aulas online, vão poder se concentrar.

5- RESPEITE OS HORÁRIOS
Respeite os horários de home office combinados com a sua empresa e crie realmente uma rotina. Separe um canto da casa para trabalhar, como a mesa de jantar, e deixe claro para a família que você só deve ser interrompido em um caso realmente necessário. Peça silêncio, para poder fazer calls ou vídeo conferências de forma sempre profissional. Lembre-se que este é um momento em que a empresa precisa muito de seu empenho.

6- PREPARE COMIDAS PRÁTICAS
Neste momento, alimentos práticos e simples de fazer serão seus maiores aliados. O preparo de massas, por exemplo, não requer mais de 15 minutos. Junte a elas carnes, peixe ou frango, além de legumes frescos ou em conserva.

7- CONGELE PEQUENAS PORÇÕES
O arroz com feijão também não deve faltar na mesa. Mas, como demoram a ficar prontos, uma dica é cozinhar uma grande quantidade no fim de semana e congelar em pequenas porções.

8- SANTO FORNO
Entre os utensílios de cozinha que serão mais adequados neste momento, vale destacar o forno. Os pratos feitos no forno, como assados, lasanhas e empadões, são muito práticos. Você pode cuidar da montagem pela manhã, naquela primeira hora reservada para a organização do dia. Os assados requerem maior tempo de preparo e você pode colocar no forno enquanto estiver em seu home office. Já as lasanhas podem ser levadas para assar já no horário do almoço.

8 -RESPEITE O SEU INTERVALO
A última dica é: em seu home office, respeitar o intervalo de almoço combinado com a empresa. Esta uma hora será essencial para você relaxar um pouco, conversar com sua família e voltar ao trabalho com tranquilidade, dedicando-se às tarefas profissionais.