AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Praticidade

Conheça os benefícios de usar o sal na limpeza de casa

Ele substitui produtos químicos na remoção de gordura e sujeiras difíceis

Karla Precioso Publicado em 21/08/2021, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O sal pode ser um grande aliado das donas de casa - Pixabay
O sal pode ser um grande aliado das donas de casa - Pixabay

O sal é um dos itens indispensáveis na cozinha, mas ele pode ser usado também na lavanderia, garante a consultora de economia doméstica, Marlene Lúcia da Silveira. O tempero funciona como agente de limpeza e substitui muito bem produtos industrializados: “Seu poder de absorver a umidade ajuda a exterminar mofo e sua ação abrasiva pode até acabar com manchas em tapetes e sofá”. Para completar, ainda custa pouco e é menos agressivo ao meio ambiente. 

Confira as maneiras de usá-lo na faxina.

MANTENHA AS CORES VIVAS DOS TAPETES: Dissolva sal na lavagem e no enxágue (use 1 colher de sopa para cada 10 litros de água). Para remover a sujeira, limpe o tapete com uma esponja ou escova umedecida em uma solução de 1 xícara (chá) de sal dissolvido em 3 litros de água e deixe secar naturalmente. A fórmula também acaba com as traças. 

ACABE COM O MOFO DAS ROUPAS DE CAMA E BANHO: Molhe os locais manchados com uma mistura feita com o suco de 1 limão e 1 colher (café) rasa de sal. Estenda as peças no sol forte por duas horas. Finalize com uma lavagem completa, usando o sabão de costume.

LIMPE OS PISOS: Adicione em um balde com água morna, 1⁄2 xícara (chá) de sal. Limpe como de costume. Se o piso for de madeira, ele terá mais brilho. Se for de cerâmica, evitará que fique sujo
em seguida.

RETIRE A GORDURA DOS UTENSÍLIOS DE COZINHA: Espalhe um pouco de sal em cima deles e deixe por alguns minutos. Retire o excesso e lave como de costume. A solução também elimina manchas escuras de café e chá nas xícaras.

DÊ FIM AO MAU CHEIRO E À SUJEIRA DA PIA DA COZINHA: Prepare uma pasta com vinagre e sal, espalhe em toda a superfície e cuba e enxágue bem.

ESPANTE FORMIGAS E INSETOS: Prepare uma solução de sal com água e borrife nos cantos ou espalhe sal puro na entrada da casa, em volta das janelas e embaixo das portas.

REMOVA AS SUJEIRAS DIFÍCEIS DO FOGÃO: Jogue bastante sal sobre alimentos grudados ou escorridos e retire com papel-toalha.

DEIXE A GELADEIRA LIMPA E SEM CHEIRO: Em um litro de água, acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato e 1 colher (sopa) de sal. Passe a solução em toda parte interna.

PURIFIQUE OS RALOS DO BANHEIRO: Jogue sobre eles 1⁄4 de xícara (chá) de sal e 1⁄2 copo (americano) de vinagre. Cubra por alguns minutos e enxágue com água quente.