AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Cuide dessas cortinas!

Elas mudam o ambiente, dando um toque de sofisticação e aconchego. Mas precisam estar limpinhas e em bom estado, caso contrário podem dar um ar de relaxo.

Conteúdo Minha Casa Publicado em 18/12/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

ed 997 - shutterstock
ed 997 - shutterstock
Veja, como manter as cortinas sempre lindas!

É importante saber:
  • O sol é o primeiro vilão das peças de tecido: desbota e faz com que o material se desgaste mais rapidamente. Nesse caso, lance mão da proteção de um forro. 
  • Em geral, basta uma lavagem ao ano, mas a frequência precisa ser maior em ambientes úmidos, onde os ácaros se proliferam. 
  • Para preservar a trama e eliminar o pó, passe aspirador a cada dez dias.
  • Quem prioriza a praticidade deve escolher um material durável e fácil de cuidar. “Quando o tecido é misturado com poliéster, amassa menos e tem menor risco de encolher”, explica Judite Grabarz, da Angelina Cortinas, de São Paulo.

Passo a passo da lavagem 

1) Primeiro, aspire com o bocal de escova para tirar o pó acumulado.

2) Retire argolas e acessórios.

3) Coloque na máquina somente a cortina (sem o forro ou outras peças de roupa) e evite centrifugar.

4) Se estiver muito suja, deixe-a de molho em sabão em pó por até 40 minutos. “Faça a pré-lavagem com água fria, ou a sujeira poderá se fixar”, alerta Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderia, de São Paulo. Na lavagem, a água quente ajuda a remover manchas. Ficou na dúvida ou com medo de encolher? Mande para uma lavanderia.

5) Não é recomendado usar amaciante, que pode deixar tudo manchado.

6) Preguiça de passar? Seque a peça no próprio varão onde ela fica. Assim, a cortina se autoalisa, o que dá caimento.

Atenção aos tipos de tecido

Algodão pré-encolhido e tergal: ambos podem ser lavados na máquina e com sabão em pó comum. O algodão pré-encolhido não corre o risco de encurtar na lavagem feita com água a 60 ºC.

Linho, xantungue, algodão puro e seda: melhor levar na lavanderia, já que podem desbotar e encolher.

Poliéster: deixe de molho em água fria por até 40 minutos, sem produto, e troque o líquido três vezes, segundo João Marcelo Issa, da loja paulistana Casa Mineira. Não seque ao sol.

Renda: antes de ir à máquina, insira-a em um saco de proteção (disponível em lojas do ramo) e use sabão em pó. Assim, não desfia de jeito nenhum!

Veludo: de vez em quando, escove-o com um pano de camurça, ligeiramente umedecido com água morna.

Voal: “Lave com sabão líquido de coco. Se for branco, no enxágue, adicione uma colher de sopa de bicarbonato”, diz a personal organizer paulistana Eliete Teixeira. Deixe a máquina em modo de lavagem delicada.

Persianas pedem delicadeza 

No dia a dia, utilize aspirador de pó com bocal de escova. “Se preferir o espanador, passe-o nas lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo. Não faça lâmina a lâmina para evitar que entortem”, orienta a arquiteta carioca Analucia Moretz-Sohn David.

Não se esqueça dos acessórios

Resinados ou de acrílico: somente retire o pó com uma flanela seca. É fácil de limpar!

Bandô com estrutura de madeira: passe aspirador de pó frequentemente para não ficar encardido. 

Varão, trilho e argolas cromados ou de latão: basta um pano úmido. “Se os acessórios tiverem muito tempo de uso, aplique uma pequena quantidade de limpa-prata líquido. Só tome cuidado para não deixar cair no tecido, porque pode manchar”, orienta João Marcelo, da Casa Mineira. Para evitar a ferrugem, Eliete dá uma dica caseira: “Ferva água com vinagre e mergulhe nela os anéis. Passe essa mistura também em varões e ponteiras”. No caso dos trilhos, verifique sempre se não estão enferrujados ou danificados.

Varão, trilho e peças de alumínio ou madeira: passe lustra-móveis ou um pano embebido em um pouco de óleo de cozinha. Mas bem pouco, para não ficar tudo melado. “Além de manter o brilho do acabamento, esse procedimento faz com que os ilhoses e argolas deslizem com mais facilidade”, esclarece Judite, da Angelina Cortinas.