AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Desvende os segredos do Cake Boss!

O confeiteiro mais querido do Brasil contou para a gente seus melhores truques culinários

Patricia Gebara Publicado em 23/11/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
culinária 994 - Edu Moraes rede record
culinária 994 - Edu Moraes rede record
Com seu jeito modesto e sincero, Buddy Valastro, o Cake Boss, conquistou os brasileiros. O chef, que apresenta o programa Batalha dos Confeiteiros, na Record, nos deixa de queixo caído com os bolos que faz! Mas você sabia que ele também manda bem nos pratos do dia a dia? 
Pois é... De origem italiana, ele prepara um molho ao sugo e uma pizza incríveis! A gente bateu um papo com ele e reuniu, aqui nesta matéria, alguns de seus melhores truques culinários. Aproveite e arrase você também na cozinha!

1) Organização
Quem já viu Buddy em ação sabe que ele odeia bagunça. Guarde os ingredientes secos, como açúcar, farinha e fermento, sempre no mesmo lugar. Assim, fica mais fácil na hora de procurar. 

2) Não confie na memória
É desastre na certa! Compre um reloginho para acompanhar o tempo das receitas. Assim, não tem desculpa para esquecer o arroz no fogo.

3) Baunilha pura
Exigente com a procedência de seus ingredientes, o confeiteiro só usa extrato puro de baunilha. Para ele, as imitações podem arruinar o doce. Melhor não arriscar, né? 

4) Forno em dia
Se estiver desregulado ou com problemas na porta, o tempo de preparo pode aumentar. Além disso, evite ficar abrindo toda 
hora durante o cozimento! 

5) Peneira amiga 
Passe os ingredientes secos (farinha, açúcar, chocolate) pela peneira. Assim, eles ficam mais leves. O procedimento também faz com que os ingredientes se misturem melhor, etapa importante para que haja fermentação. 

6) Clara em neve durinha 
A tigela deve estar bem limpa. Passe vinagre branco para tirar qualquer restinho de gordura, que acaba impedindo o endurecimento das claras. Outra dica para elas ficarem consistentes: certifique-se de que estão em temperatura ambiente, use gotinhas de limão e bata sempre em velocidade baixa. 

7) Chocolate perfeito 
O melhor é derretê-lo em banho-maria. Mas, antes, é preciso tomar alguns cuidados: a água deve estar quente, mas nunca borbulhando! O truque de Buddy é usar uma moeda para monitorar. Coloque-a na panela com água e preste atenção no barulho. E se ela estiver batendo muito no fundo, abaixe o fogo. Se cair qualquer gota de água no chocolate, já era!

8) Massa crocante
Sabe aquelas tortas doces que só a massa é assada? Ele dá uma superdica para que ela não fique inchada em alguns lugares, já que não terá o peso do recheio. É só levar ao forno com uma camada de grãos de feijão crus por cima para fazer peso. Isso garante o formato certinho sem fazer bolhas. 


9) Sem quebrar
Para não correr o risco de estragar o bolo na hora de recheá-lo, deixe-o no congelador por uma hora. Assim, ele ficará bem mais firme. Faça o corte com uma faca serrilhada.  

10) Molho da mamma
Coloque manjericão em dois momentos: adicione pela primeira vez durante o processo de cozimento e, de novo, no final, para deixar o sabor mais forte. 

11) Básico e essencial 
Aposte em ervas e especiarias para cozinhar até pratos do dia a dia. Elas deixam as receitas mais saborosas e saudáveis, já que ao usar  esses temperos você acaba pondo menos sal. Vale a pena investir! 

12) Pimentinha boa 
Buddy prefere comprar em grão e usar moedor. Isso mantém o sabor fresco e mais forte. 

13) Óleos que você tem que ter
O Cake Boss recomenda que sua despensa tenha, pelo menos, três óleos. Azeite, para dar um toque sofisticado aos pratos; óleo de canola, para receitas com gosto mais leve; e azeite extravirgem para fazer molhos de saladas. 

14) Açúcar versátil
Além de ser essencial para sobremesas, o ingrediente na forma granulada é ótimo para cortar a acidez dos tomates em molhos. Só não exagere na quantidade, afinal, ninguém quer um macarrão adocicado, né? 


15) Data de validade
Uma boa dica para evitar a bagunça nos armários é fazer uma limpeza de tempos em tempos. Jogue fora o que passou da validade. As ervinhas secas abertas há mais de um ano, por exemplo,  devem ir para o lixo. Elas perdem o sabor com o tempo!

16) Caseiro mesmo
Em vez de comprar caldo de carne, frango ou peixe industrializado, em cubinhos ou saquinhos, faça em casa e congele.  

17) Frango intenso 
Para um frango assado mais saboroso, Buddy gosta de deixá-lo na geladeira marinando com alho e alecrim por uma noite. 

18) Ponha vinho!
Se você fica tensa quando vê uma receita que leva vinho, relaxe! Não precisa comprar um caro, pode ser o mais baratinho 
da prateleira. Mas use, ele faz uma baita diferença!

Saiba o que ele achou da comida brasileira 

Qual o melhor doce que comeu aqui? 
Gostei muito de brigadeiro e também de bolo de cenoura. 

Aprendeu a fazer?
Sim, aprendi a receita de brigadeiro, de tanto que gostei. Eu não poderia sair do Brasil sem saber fazê-lo sozinho.

E o pior?
Goiabinha...

Do que mais você gostou?
Feijoada, sem dúvida alguma.

O que achou da coxinha? 
Eu amo coxinha. Confesso que não mudaria nada na receita. Infelizmente, ainda não sei fazê-la, mas é algo 
que eu gostaria de aprender logo. Talvez eu tente em algum fim de semana com a minha família.

O que toda dona de casa deve saber? 
Que experimentar é a melhor coisa a fazer na cozinha. Não siga tanto à risca uma receita. Use os ingredientes que você tem à disposição e os misture com aquilo que você acha que vai combinar com o que está preparando. Claro, haverá algumas combinações que não ficarão boas, mas isso dará a você mais confiança para seguir nesse caminho. Foi assim que eu aprendi a cozinhar. O prato pode ficar incrível ou, claro, terrível. Tudo bem, o importante mesmo é se divertir!

Sua pizza é famosa. Qual o segredo?
A prática. Muitas pessoas têm receio em fazer a massa, mas, depois de três ou quatro tentativas, você percebe que isso não é tão complicado quanto parece e que existe uma técnica para isso. Você não pode ter medo, apenas encarar e fazer.