AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Espante os pernilongos da sua casa

Soluções naturais para vencer os bichinhos que atacam sem piedade nesse calor

Karla Precioso Publicado em 04/03/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

Espante os pernilongos da sua casa - Shutterstock
Espante os pernilongos da sua casa - Shutterstock
Chega o verão e com ele... os pernilongos! Esse inseto de apenas 5 milímetros e que não pesa quase nada é capaz de perturbar o sono de qualquer um com seu zunido. Isso, fora as picadas!

Para se livrar desse perrengue, a saída costuma ser o inseticida convencional. Mas isso pode ser perigoso... O remédio é tóxico, podendo fazer mal à sua saúde e ao meio ambiente. Sem falar que a solução pode ser temporária: “O uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. As pragas desenvolvem resistência rapidamente. Quanto mais usar, mais tolerante elas ficam à fórmula. Além disso, esses produtos têm como princípio ativo o piretroide, uma substância que costuma provocar alergias. Por isso, seu uso deve ser consciente”, afirma o engenheiro agrônomo Luis Fernando Macul. 

Para resolver o problema de forma eficaz e segura, a recomendação é recorrer a repelentes naturais à base de cravo, citronela, vinagre... Eles funcionam superbem!


Dicas para afastar o intruso


■ O primeiro de tudo é eliminar água parada e evitar o excesso de plantas (ambientes propícios para reprodução dos insetos).


■ Acenda incensos ou velas de citronela. Se o tormento for na hora de dormir, pingue três gotas de óleo essencial da erva na beirada do colchão. O cheiro vai espantá-los!


■ Coloque algodão embebido em vinagre em todos os cantos da casa. Uma alternativa é esmagar alho e também espalhá-lo pelos cômodos. 


■ Despeje um punhado de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de vinagre branco nos ralos. Isso extermina ovos e larvas. 


■ Distribua vasos de hortelã no beiral das janelas ou próximos às portas. O aroma é insuportável para o inseto!


■ Feche as janelas antes de escurecer.


■ Mantenha tudo sempre seco. A umidade ajuda na proliferação. 


■ Ligue o ventilador. O vento desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime. 



Quando eles fazem morada nas plantas...

Prepare um inseticida, misturando seis gotas de detergente de limão com 250 ml de água. Borrife a mistura nas folhas, galhos e terra. Deixe agir por duas horas. Em seguida, regue bem com água. Os insetos não resistem.



Repelentes que você pode "fabricar"


Repelente de cravo

Ingredientes

■ ½ litro de álcool
■ 2 colheres (sopa) de cravo
■ 100 ml de óleo de amêndoas

Modo de preparo: num recipiente de vidro, misture o álcool e os cravos. Deixe agir por uma semana, agitando a garrafa duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Coe e coloque em um borrifador. Aplique sobre a pele, agitando o frasco antes de usar.

Repelente de citronela

Ingredientes

■ 200 g de folhas de citronela 
secas e trituradas
■ 1 litro de álcool a 70%

Modo de preparo: coloque as folhas e metade do álcool em um vasilhame escuro. Tampe e deixe em local seco e sem iluminação por oito dias, agitando diariamente. Depois, coe, ponha o álcool restante e guarde em um frasco escuro. É só borrifar a mistura por toda a casa. 


Spray aromático

Ingredientes

■ 90 ml de água
■ 10 ml de álcool de cereais
■ 30 gotas de óleo essencial 
de cravo ou de citronela

Modo de preparo: coloque os ingredientes num borrifador, agite e aromatize os ambientes. 



Para aliviar a coceira depois da picada

■ Esfregue um pedaço de sabão de coco seco sobre a pele irritada.


■ Pressione uma toalha embebida em água bem quente contra a picada até você sentir um leve formigamento. Repita por duas vezes. 


■ Molhe o local e esfregue um pouco de sal. Vai aliviar na hora!
{# Taboola Newsroom #}