AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Espante os pernilongos da sua casa

Soluções naturais para vencer os bichinhos que atacam sem piedade nesse calor

Karla Precioso Publicado em 04/03/2016, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espante os pernilongos da sua casa - Shutterstock
Espante os pernilongos da sua casa - Shutterstock
Chega o verão e com ele... os pernilongos! Esse inseto de apenas 5 milímetros e que não pesa quase nada é capaz de perturbar o sono de qualquer um com seu zunido. Isso, fora as picadas!

Para se livrar desse perrengue, a saída costuma ser o inseticida convencional. Mas isso pode ser perigoso... O remédio é tóxico, podendo fazer mal à sua saúde e ao meio ambiente. Sem falar que a solução pode ser temporária: “O uso de repelentes químicos deve ser feito apenas em emergências. As pragas desenvolvem resistência rapidamente. Quanto mais usar, mais tolerante elas ficam à fórmula. Além disso, esses produtos têm como princípio ativo o piretroide, uma substância que costuma provocar alergias. Por isso, seu uso deve ser consciente”, afirma o engenheiro agrônomo Luis Fernando Macul. 

Para resolver o problema de forma eficaz e segura, a recomendação é recorrer a repelentes naturais à base de cravo, citronela, vinagre... Eles funcionam superbem!


Dicas para afastar o intruso


■ O primeiro de tudo é eliminar água parada e evitar o excesso de plantas (ambientes propícios para reprodução dos insetos).


■ Acenda incensos ou velas de citronela. Se o tormento for na hora de dormir, pingue três gotas de óleo essencial da erva na beirada do colchão. O cheiro vai espantá-los!


■ Coloque algodão embebido em vinagre em todos os cantos da casa. Uma alternativa é esmagar alho e também espalhá-lo pelos cômodos. 


■ Despeje um punhado de bicarbonato de sódio dissolvido em um copo de vinagre branco nos ralos. Isso extermina ovos e larvas. 


■ Distribua vasos de hortelã no beiral das janelas ou próximos às portas. O aroma é insuportável para o inseto!


■ Feche as janelas antes de escurecer.


■ Mantenha tudo sempre seco. A umidade ajuda na proliferação. 


■ Ligue o ventilador. O vento desestabiliza o voo do mosquito, impedindo que ele se aproxime. 



Quando eles fazem morada nas plantas...

Prepare um inseticida, misturando seis gotas de detergente de limão com 250 ml de água. Borrife a mistura nas folhas, galhos e terra. Deixe agir por duas horas. Em seguida, regue bem com água. Os insetos não resistem.



Repelentes que você pode "fabricar"


Repelente de cravo

Ingredientes

■ ½ litro de álcool
■ 2 colheres (sopa) de cravo
■ 100 ml de óleo de amêndoas

Modo de preparo: num recipiente de vidro, misture o álcool e os cravos. Deixe agir por uma semana, agitando a garrafa duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Coe e coloque em um borrifador. Aplique sobre a pele, agitando o frasco antes de usar.

Repelente de citronela

Ingredientes

■ 200 g de folhas de citronela 
secas e trituradas
■ 1 litro de álcool a 70%

Modo de preparo: coloque as folhas e metade do álcool em um vasilhame escuro. Tampe e deixe em local seco e sem iluminação por oito dias, agitando diariamente. Depois, coe, ponha o álcool restante e guarde em um frasco escuro. É só borrifar a mistura por toda a casa. 


Spray aromático

Ingredientes

■ 90 ml de água
■ 10 ml de álcool de cereais
■ 30 gotas de óleo essencial 
de cravo ou de citronela

Modo de preparo: coloque os ingredientes num borrifador, agite e aromatize os ambientes. 



Para aliviar a coceira depois da picada

■ Esfregue um pedaço de sabão de coco seco sobre a pele irritada.


■ Pressione uma toalha embebida em água bem quente contra a picada até você sentir um leve formigamento. Repita por duas vezes. 


■ Molhe o local e esfregue um pouco de sal. Vai aliviar na hora!