AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / DICAS ÚTEIS!

Home office: saiba como montar um escritório em casa

Móveis, iluminação, cômodo ideal e muito mais: tudo o que você precisa saber para montar um escritório em casa para o home office perfeito

Um ambiente de trabalho adequado pode trazer inúmeros benefícios, que vão do lado profissional à saúde. - Freepik
Um ambiente de trabalho adequado pode trazer inúmeros benefícios, que vão do lado profissional à saúde. - Freepik

Durante a pandemia, o home office foi tratado como uma novidade. Agora, tornou-se realidade: 33% das empresas brasileiras adotam o modelo de trabalho remoto, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Por isso, é cada vez mais necessário saber como montar um escritório em casa.

É o seu caso? Então está no lugar certo! AnaMariate conta como criar um ambiente perfeito para garantir dias mais produtivos e saudáveis. E esses são apenas dois dos benefícios de um ambiente adequado para as atividades profissionais. 

Como montar um escritório em casa?

O primeiro passo para montar um escritório em casa é escolher o local certo. Seja no quartinho da bagunça, em um espaço livre em outro cômodo ou até debaixo da escada: o importante é conseguir um cantinho para trabalhar de maneira reservada e feliz dentro do home office.

Para isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração, como conforto, organização e produtividade. Por último, mas não menos importante, a privacidade. Afinal, não dá para se manter focado no trabalho se você divide ambiente com crianças brincando, som da TV e outros.

Outro fator que deve ser levado em consideração é o financeiro, claro. Se você planeja montar um escritório em casa mas não está com tanta verba disponível, não tem problema. Fique tranquilo, dá para fazê-lo gastando pouco. Para isso, basta reaproveitar itens que já estão na sua casa:

A mesa de computador antiga, com uma pequena reforma, pode parecer nova em folha. Quer uma mesa nova? Basta juntar dois cavaletes a uma folha de porta. Aquele armário velho, já sem utilidade, pode receber uma mão de tinta e virar uma bela prateleira ou nicho para ajudar a compor o visual.

Home office: 14 itens para trabalhar com conforto e praticidade em casa

Itens essenciais para um escritório em casa

A escolha dos móveis- como já dito, os móveis podem ser improvisados. Mas isso não significa que possam ser utilizados de qualquer maneira. A mesa e a cadeira, por exemplo, devem ter algumas medidas e acessórios para garantir o conforto necessário.

A mesa deve estar entre 60cm e 75cm de altura. De largura, o mínimo é 70cm. A profundidade pode ir de 35cm, no caso do uso de notebooks, ou superior a 50cm, para comportar equipamentos maiores. A cadeira deve ter 47 c de altura do assento para o chão, com apoio de braço, apoio para lombar - e  sempre com opções ajustáveis. Apoio para os pés também são recomendados.

Qual a melhor cadeira para trabalhar no home office e como ajustá-la?

Porém, de nada adianta todo o foco nos móveis se os demais equipamentos não o acompanharem. Por isso, é fundamental escolher um bom computador/notebook. Se puder investir um pouco mais, a recomendação é que o faça. Se não, também há opções mais em conta para o home office.

Na hora da instalação dos equipamentos, organização é a palavra chave. Afinal, ninguém gosta de ver aquele amontoado de fios espalhados, não é mesmo? Além de poluir o ambiente visualmente, ainda atrapalham no conforto, circulação e até movimentação da cadeira.

A organização também tem como grandes aliados são as prateleiras e nichos - principalmente nos ambientes com pouco espaço. Se esse é o seu caso, não hesite em usar e abusar das paredes. Lá, podem ficar livros, plantas e outros itens para compor o visual.

Pensando nisso, a decoração também não pode ser deixada de lado. Escolha itens e acessórios que deixem o local de trabalho com a sua cara, mas sem esquecer que é um ambiente profissional. Enfeites como porta-retratos, vasos de flores e espelhos são muito bem-vindos. Além disso, dê preferência às cores claras e neutras, que transmitem leveza.

Como decorar quarto de casal pequeno? Dicas para otimizar o espaço

Benefícios de um escritório em casa

O home office é responsável direto por múltiplos benefícios: flexibilidade de horário, redução de custos, qualidade de vida e liberdade geográfica são alguns dos exemplos. E isso é acentuado com um ambiente adequado dentro de casa, como a possibilidade de interação com os filhos e pets durante o expediente.

Por outro lado, trabalhar de home office, mesmo no esquema híbrido (ora presencial, ora virtual), em um local inapropriado pode trazer impactos negativos, como a perda de foco e até mesmo problemas de saúde. Entre as consequências, estão dores nas costas, dor de cabeça e estresse.

Por isso, não hesite em investir em um ambiente de trabalho ideal para melhores dias de expediente.

Como sair do sedentarismo trabalhando no home office? Veja dicas