AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / É POSSÍVEL?

Horta em apartamento? Confira ervas e temperos para cultivar na sombra

A falta de sol e de espaço não é desculpa para não ter uma horta em apartamento - confira mantê-la e as mais indicadas para o cultivo!

Horta em apartamento? Confira ervas e temperos para cultivar na sombra - Reprodução/Freepik
Horta em apartamento? Confira ervas e temperos para cultivar na sombra - Reprodução/Freepik

Nem de longe é necessário seguir uma dieta vegetariana para considerar ter uma horta em casa. Na verdade, basta desejar ter uma alimentação mais balanceada com a vantagem de obter os produtos a poucos metros da própria cozinha.

A paisagista Renata Guastelli explica que o principal benefício é poder ingerir alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos e outros produtos químicos, além de driblar os preços altos do supermercado. E acrescenta: "Cuidar das plantas é uma atividade terapêutica que melhora a tensão e tem o poder de combater o estresse diário."

Apesar das vantagens, pode ser um desafio manter uma horta em espaços limitados e que recebem pouca luz do sol, como apartamentos. Mesmo assim, não é impossível e a especialista dá diversas dicas à AnaMaria para manter uma horta em um apartamento.

Quer ser mais saudável? Conheça os alimentos que auxiliam na desinflamação do corpo!

COMO MANTER UMA HORTA EM APARTAMENTO?

horta em apartamento
Como ter uma horta em apartamento? - Reprodução/Freepik

Em um ambiente pequeno, ela explica que a primeira etapa é saber utilizar e otimizar corretamente o espaço disponível, o que pode incluir vasos pequenos, suspensos ou jardins verticais. "Essa é uma ótima opção e tem ganhado cada vez mais espaço na decoração", opina.

Ter uma boa fonte de luz natural ou artificial também é importante, mesmo em apartamentos que o sol não visita com frequência. Uma dica para colocar a iluminação a favor da horta em apartamento é utilizar o reflexo da luz solar. "Colocar as plantas próximas a paredes brancas pode ser extremamente benéfico, pois elas refletem mais luz do que as cores escuras", diz a profissional.

Leia mais: Quais são os erros mais comuns de quem tem plantas em casa?

A luz natural, no entanto, é considerada mais eficiente. Outro ponto importante é a quantidade de água que as plantas devem receber: "A rega deve ser feita com frequência, mas não de forma excessiva, apenas quando a terra estiver seca."

O próximo e último passo é escolher espécies que não necessitam da luz do sol para se desenvolver. "O contato direto com o sol, para algumas plantas, pode ser prejudicial, por isso, escolher aquelas que vivem bem na sombra é uma boa opção", orienta Renata.

A única condição não negociável, segundo ela, é que o lugar precisa ser, ao menos, arejado e ter uma boa circulação de ar. Com o local de cultivo pronto, confira abaixo a seleção das melhores plantas para a horta em um apartamento.

Quais são as melhores plantas para ter em casa? Veja opções para cada cômodo do lar!

PLANTAS INDICADAS PARA HORTA EM APARTAMENTO

horta em apartamento
Alface está entre as plantas mais indicadas para uma horta em apartamento - Reprodução/Freepik

Apesar das complicações implicadas para ter uma horta em apartamento, algumas plantas ainda conseguem se adaptar bem diante das condições pouco favoráveis. Confira a seleção da paisagista abaixo:

  • Acelga;
  • Agrião;
  • Alecrim;
  • Alface;
  • Almeirão;
  • Boldo;
  • Cebolinha;
  • Chicória;
  • Couve;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Ervilha;
  • Espinafre;
  • Morango;
  • Pimenta;
  • Rabanete;
  • Rúcula;
  • Tomilho.

Entre as espécies de ervas, temperos e hortaliças acima, Renata faz um destaque especial ao agrião e ao alecrim. Enquanto o primeiro, rico em nutrientes, pode ser facilmente cultivado em casa, o segundo, além de também não conter muitas dificuldades, pode durar por muitos anos.

Não à toa, a especialista explica que ambas são consideradas fáceis de cultivar devido à resistência a diferentes condições climáticas, tolerância a diferentes tipos de solo e menor vulnerabilidade a pragas e doenças. "Muitas delas podem ser cultivadas em vasos ou canteiros, o que as torna adequadas para jardins de todos os tamanhos", finaliza.

Ainda não sabe? Aprenda a utilizar corretamente ervas aromáticas como tempero!