AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Incremente o visual da casa gastando pouco

Os adesivos são ótimos para quem enjoou da decoração, mas não está com dinheiro sobrando. Veja o passo a passo de como aplicá-los e outras 11 dicas bem em conta para deixar a sua casa com outra cara

Júlia Arbex* Publicado em 10/09/2015, às 14h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
casa 986 - shutterstock
casa 986 - shutterstock
Sem segredo para colocar

A arquiteta Gisela Carnasciali Miró dá todas as dicas para o seu adesivo ficar perfeito, sem aquelas bolhinhas e dobras:

1) Para que ele cole direitinho, a parede deve ser lisa. Antes de aplicar, passe um pano seco para deixar a superfície bem limpinha.

2) Use fita-crepe (com o adesivo ainda no papel) para simular como ficará o resultado. Isso é importante porque, depois de colado, não dá mais para mudar a posição.

3) Se o adesivo for muito grande, corte-o em algumas partes. Vai facilitar a aplicação e não vai se notar a emenda.

4)  Se você optou por dividi-lo, grude a primeira parte, de cima para baixo, desgrudando 
do papel só uma das pontas.

5) Aos poucos, tire o restante do papel até chegar ao fim. Use uma espátula de plástico (não de metal, que pode rasgar o adesivo) para ajudar. Faça tudo bem devagar.

6) Agora é a vez de colar a segunda parte do desenho. Meça a posição correta antes de descolá-lo. Repita o passo 4, sempre com a ajuda de uma espátula até completar o adesivo.

Fez bolha? Faça um furinho no local com uma agulha para esvaziá-la!


Outras dicas criativas e baratinhas para a casa ficar mais bonita

Desapegue: Doe ou descarte tudo (roupas, brinquedos, sapatos, bijuteria...) que você não usou nos últimos seis meses. Desse jeito, você libera novos espaços e deixa o ambiente mais limpo e aconchegante.

Foque nos detalhes: Se não der para comprar uma estante ou sofá novos, troque a capa das almofadas, as cortinas ou inclua pufes e tapetes na decoração. Os cômodos vão ficar bem diferentes só com isso. Você vai ver!

Ganhe espaço: Um truque para o quarto parecer maior é posicionar a cama nos cantos do cômodo, e não no meio. Só não faça isso se a cama for de casal, ou então uma das pessoas vai ficar com a saída bloqueada.

Organize: Deixar a casa sempre bem arrumada também é uma dica de decoração! É que se você devolver para o lugar tudo o que tirou, ela vai ficar sempre linda. Compartilhe essa ideia com a família toda!

Mude: Experimente trocar a poltrona de um canto para o outro ou virar a mesa do computador para o outro lado. Se os móveis dos quartos não forem embutidos, troque-os de lugar de vez em quando também. Todo mundo vai sentir que algo mudou!

Monte uma galeria: Na internet, tem diversos modelos gratuitos de pôsteres. Mande imprimi-los e espalhe-os pela casa. Outra dica é comprar pequenas molduras de madeira e colocar fotos bacanas. Coloque-as sobre os móveis e pendure algumas nas paredes. 

Aposte nas cores: Cores claras dão uma sensação de amplitude aos ambientes. Invista em tons como bege ou amarelo, principalmente na parede da TV, pois é o local onde mais atrai o olhar. Para dar um ar moderno, pinte só uma parede de cor diferente.

Compre roupas de cama novas: Pode parecer pouca coisa, mas mudar os lençóis e as colchas das camas já dá aquela levantada no astral da casa. E fora a questão da decoração, nada melhor do que dormir com roupas de cama novinhas, fala a verdade! 

Invista em plantinhas lindas: Além de decorativas, elas trazem vida ao ambiente. Decore as janelas e varandas com vasos bem bonitos. Já dentro de casa, abuse de vasinhos charmosos com flores delicadas, como violeta, orquídea e tulipa, por exemplo. Montar um maior com várias espécies de suculentas também fica lindo demais e moderno pra caramba! Além disso, as suculentas são baratas e não demandam muitos cuidados. Na verdade, elas são ideais para quem não tem tempo ou paciência para cuidar de plantas.

Ilumine: Abajures novos ajudam a fazer uma graça na sala e nos quartos. Outra coisa: tire do fundo do armário aquelas luzinhas de Natal e pendure-as no varão da cortina, na cabeceira da cama ou nas molduras da janela. Você vai se surpreender com elas!

Personalize seus móveis: Pegue aquele criado- mudo que fica encostado e reforme-o! Use tinta ou papel adesivo para forrar a frente e o fundo das gavetas. Vai ficar melhor ainda se você aproveitar e trocar também os puxadores! 




* Com conteúdo da revista Vida Simples. Fontes: Paula Roberta da Silva, gerente da marca Dona Resolve, e Fabiana Rodrigues, arquiteta e professora do Instituto da Construção