AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Decoração

Natal: Veja 7 dicas para deixar a sua mesa linda sem gastar muito

Decoração e dicas práticas para a sua mesa de Natal

Da Redação Publicado em 23/12/2019, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conheça alguns truques para decorar a mesa para a noite de Natal - Getty Images
Conheça alguns truques para decorar a mesa para a noite de Natal - Getty Images

O Natal é uma das datas mais esperadas do ano, sendo ao redor da mesa que as famílias costumam se reunir para celebrar este momento, que é tão especial.

Para que este evento se torne mágico e sempre presente na memória de todos, Ana Maria Digital conversou com a personal organizer Nina Lima atrás de dicas práticas para decorar a sua mesa de forma única e especial.

Confira!

1- PLANEJE A BASE

Para dar o toque natalino à mesa, use uma bela toalha ou trilho. Depois, faça a composição com jogo americano ou sousplat com pratos. Escolha uma das cores básicas do Natal para a toalha: branco, vermelho ou verde. O dourado fica para toques de classe na decoraçāo. 

Lembre-se também do xadrez, que pode ser uma opção coringa para alguns detalhes. Se não for utilizar louça com desenhos temáticos, dê sempre preferência a peças neutras, que farão uma boa composição com os demais acessórios.

2- TAÇAS CUSTOMIZADAS

Neste caso, é possível utilizar tanto taças que já sejam trabalhadas, quanto peças básicas customizadas. Use a sua criatividade! Você pode pintar a base das taças com tinta spray ou ainda colar adesivos decorativos próprios para vidros e cristal, que contenham palavras como gratidão, fé, amor, família ou esperança. Vale lembrar que também existem canetas próprias para escrever em taças.

3- ANEL DE GUARDANAPO

As fitas decorativas podem dar um toque especial no guardanapo FOTO: Getty Images

Seja de papel ou pano, o anel sempre dá um bom acabamento e faz toda a diferença. Além dele, é possível usar também uma fita decorativa e amarrar um maço pequeno de alecrim, canela, flor seca ou algum pequeno enfeite natalino, como uma bolinha ou similares. 

Agora é só selecionar o seu melhor faqueiro e fazer uma bela composição entre guardanapo e talheres, sempre com algum tipo de adorno, mas sem exageros, pois é preciso praticidade na hora da ceia.

4- PEÇAS DECORATIVAS

Escolha algum tipo de castiçal, vasinhos e peças decorativas para a linha central da mesa. Só não use peças muito altas, pois atrapalham a visão e podem ser derrubadas com mais facilidade. Além disso, evite as flores naturais por conterem muito pólen e perfume, o que acaba interferindo nos aromas da comida e pode ficar enjoativo. 

5- TAÇAS INVERTIDAS

Uma dica simples é usar taças invertidas como castiçal e para decorar a parte interior do bocal. Peças de vidro alongadas, redondas ou vasos também podem ser usadas como base para essa decoração central. Você ainda pode preencher com pinhas (pintadas ou naturais), bolas de natal, nozes com casca, contas douradas, sal grosso e o que mais a sua imaginação alcançar. 

6- TEM UM PRATO DE BOLO AÍ?

Sabe aquele prato de bolo que você tem em casa? Ele pode ser usado como base de decoração em sua mesa. Coloque adornos, acessórios natalinos, flores e velas em cima para criar um ponto decorativo bem bonito. Só não esqueça que, apesar das velas trazerem sempre a sensação de aconchego e paz, é melhor não usar as do tipo perfumadas para a mesa da ceia.

7- NÃO EXAGERE!

Defina uma cor guia para a sua decoração e lembre-se de nunca exagerar no vermelho. Ele até pode ser predominante, mas nunca em excesso. Por ser uma cor muito forte, a tendência é deixar o ambiente visualmente sobrecarregado. 

Aposte nos detalhes criativos, toques em dourado, e naqueles que encantam os convidados pela delicadeza. Vale lembrar que nāo se trata de luxo ou objetos caros, mas sim do amor e carinho colocados nos preparativos desse momento tão especial que é o Natal.