Casa Dicas

Bagunçou? Melhor arrumar! Como a organização pode mudar seu estilo de vida

Separamos dicas para a bagunça não virar rotina no seu dia a dia

quarta 24 outubro, 2018
Incluir o hábito de organização na sua rotina pode ser a solução
Incluir o hábito de organização na sua rotina pode ser a solução Foto:Shutterstock

Notícias Relacionadas

Já tentou resolver algum problema no meio de um lugar bagunçado? Seja em casa ou no trabalho, a desorganização é algo que pode atrapalhar a rotina, além de impedir nossa concentração.

No entanto, sabemos que é muito comum ver pessoas optando por relaxar nos momentos de lazer, em vez de arrumar a casa. O que é algo totalmente compreensível!

Para a personal organizer Aline Delavy, a jornada de trabalho intensa exige demais e, no pouco tempo que sobra, as pessoas acabam não conseguindo arrumar fatores primordiais para seu bem-estar, como o local onde vivem.

"E acumular coisas, sobretudo se for de forma desorganizada, contribui para uma mente turva e embaralhada", ressalta a especialista em organização. "Isso pode minar nosso ânimo, paciência e produtividade."

VEJA DICAS

  • Dê atenção para a sala de estar, pois é a primeira impressão da casa. De forma geral, pelo menos uma vez ao dia, tente colocar os objetos de volta aos seus lugares originais;
  • Realize o desapego com frequência. Assim, a chance de acumular papéis, livros sem uso e canetas que não funcionam é muito menor,
  • Escolha móveis com arrumação escondida, como puffs baú, podem ser uma ótima pedida para manter o ambiente sem nada espalhado;
  • Aproveite os espaços atrás das portas e os cantos dos cômodos;
  • No quarto, abra sempre as janelas ao acordar. Quando a luz do sol entra no local, a energia circula e se renova;
  • Cubra a cama com uma colcha. Ela vai ficar protegida de poeira e sujeira. Além disso, dará um aspecto de mais ordem ao ambiente.
  • Na bancada do banheiro, evite colocar coisas sobre a pia. Quanto mais cheia estiver, maior a sensação de desordem;
  • Após descartar o que não vale mais, separe os itens pelo tipo de uso: cosméticos, higiene pessoal, banho e remédios. Caso o armário tenha gavetas, guarde os itens separados por tipo.
  • No caso das cozinhas, se ela for muito pequena, suspenda tudo o que for possível e recorra a ganchos, barras e prateleiras para ajudá-la.
     
Da Redação
Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

BEM-ESTAR

  1. 1 No Dia Mundial da Gentileza, confira atos que fazem a diferença
  2. 2 Susana Vieira revela que tem leucemia: "Estou ótima e feliz"
  3. 3 5 alimentos essenciais para combater a má digestão
  4. 4 Sabia que a alimentação pode causar a rinite alérgica?
  5. 5 O que a aparência das unhas pode dizer sobre a sua saúde