AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Cozinha

Panela de pressão: 6 dicas para perder o medo do utensílio e torná-lo aliado na cozinha

Sem medo e com muito amor na hora de preparar comida!

Karla Precioso Publicado em 04/04/2020, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Na hora da compra, é muito importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro - Reprodução/Amazon
Na hora da compra, é muito importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro - Reprodução/Amazon

A panela de pressão pode parecer um bicho de sete cabeças para muitos. Histórias de tragédias causadas por esse utensílio são contadas há anos, por isso não é difícil encontrar pessoas que evitam usá-lo. 

Mas, ao contrário do que se pensa, essa panela precisa somente de alguns cuidados para deixar de ser a vilã e se tornar uma ferramenta segura e prática. 

“Tomando os devidos cuidados, ela pode ser a maior aliada na cozinha”, explica a gerente de Marketing-Nutrição da Ajinomoto do Brasil, Lisiane Miura. 

“É um utensílio capaz de preparar de forma prática e rápida pratos simples e sofisticados”, conclui. 

A especialista preparou uma lista com dicas para desmistificar o seu uso. Vem ver! 

CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE 
Na hora de comprar a panela de pressão, é muito importante verificar se o produto possui o selo do Inmetro, que determina se a fabricação foi feita de acordo com as normas de segurança.

LIMPEZA 
A limpeza é outro procedimento básico e fundamental para manter a segurança do produto. Na hora de lavar a panela de pressão, retire a borracha que faz a vedação e lave bem para evitar o acúmulo de resíduos. O pino também requer atenção. Use um palito de dente para limpar todos os furinhos do objeto para que não fique nenhuma sujeira.

VAPOR 
Quando a panela começar a soltar vapor, abaixe o fogo, pois, a partir desse momento, a temperatura da água não vai mais subir. Após desligar o fogo, aguarde o vapor sair naturalmente da panela. O ideal é não acelerar esse processo apoiando um garfo na válvula, nem colocando a panela embaixo da água. Não retire a tampa sem que todo o vapor tenha saído.

SINAIS DE ALERTA 
Fique atenta ao ruído da panela. Se ele for interrompido de repente, desligue o fogo, afaste-se e espere esfriar. O mesmo procedimento deve ser adotado se a válvula da panela de pressão se levantar durante o cozimento. Além disso, a qualquer sinal de vapor saindo pelas laterais, troque a borracha.

PANELA VELHA TAMBÉM FAZ SOBREMESA BOA 
Tem uma panela velha e que não serve mais para cozimentos na pressão? Não jogue fora. Por ter o fundo grosso, é o melhor tipo de panela para fazer doces.

TEMPO DE COZIMENTO 
Agora que não há mais motivos para ter medo da panela de pressão, veja o tempo aproximado de cozimento de alguns alimentos e receitas para colocar na prática essas dicas de ouro:

  • Feijão, grão-de-bico, carne fresca, carne ensopada e sopa de feijão: 30 minutos; 
  • Carne de porco e frango ensopado: 20 minutos; 
  • Bolinho de carne, costela de porco e sopa de legumes: 10 minutos; 
  • Língua bovina: 60 minutos; 
  • Canjica: 35 minutos; 
  • Ervilha: 12 minutos; 
  • Lentilha e canja: 20 a 25 minutos; 
  • Sopa de batata: 15 minutos; 
  • Sopa de carne: 45 minutos.