AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Pet

Pensando na decoração de Natal? Muito cuidado com os animais de estimação

Tutor de algum animal de estimação? Melhor ter cuidado com a decoração de Natal

Da Redação Publicado em 04/12/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os presentes deixados embaixo da árvore, tão cobiçados pelas crianças, também podem gerar incidentes - Banco de Imagem/Getty Images
Os presentes deixados embaixo da árvore, tão cobiçados pelas crianças, também podem gerar incidentes - Banco de Imagem/Getty Images

Árvores repletas de bolas coloridas, luzes piscando, estrelas cheias de pontas, velas, guirlandas e enfeites pendurados ou com movimento. Tudo isso certamente vai chamar a atenção cães e gatos durante as comemorações natalinas.

Exatamente por isso, é preciso  ter alguns cuidados para o bem-estar do animal e, principalmente, para que a festa não acabe em uma emergência veterinária na hora de decorar a casa.

“Os acidentes mais comuns são os traumas, a ingestão acidental de corpo estranho e choques elétricos devido à mordedura”, explica o médico-veterinário Eduardo Nelson da Silva Pacheco, membro da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais (CTCPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Pacheco ressalta que os felinos, por sua natureza de caçadores, são os que mais sofrem por serem atraídos pelo brilho da decoração e pelas luzes do pisca-pisca.

A médica-veterinária Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica do Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP, concorda e acrescenta que o risco de incêndio e de choques elétricos causados pela curiosidade é grande e as consequências podem ser realmente graves.

“É inevitável que o gato tente escalar, porque gosta de diferentes alturas e a árvore é um atrativo”, afirma Cristiane, destacando ainda que se o animal ingerir algum item natalino pode sofrer perfuração, cortes e até obstrução intestinal.

OUTROS FOCOS DE ATENÇÃO
Mas não é só a árvore de Natal que pode ser alvo da travessura dos pets. Arranjos com velas e fitas, espalhados por aparadores e mesas pela casa, além de enfeites pendurados por toda parte podem se tornar armadilhas.

De acordo com a presidente da CTBEA, principalmente no caso do gato, a curiosidade é que vai dizer se a vela é perigosa ou não, dependendo do quanto o animal é ativo.

“Conhecendo o perfil do pet, a família vai saber o que é ou não perigoso e caso ele interaja de forma muito intensa às novidades, certamente, vai precisar de mais atenção ou mesmo será necessário excluir o item da decoração”, enfatiza.

Se for o seu caso, melhor evitar fitas e festões pendurados em casa com felinos ou filhotes de cães, pois atraem a atenção e podem causar sufocando ou enforcamentos, devido a tendência dos animais em fazer movimentos circulares.

PRESENTE NADA AGRADÁVEL
Os presentes deixados embaixo da árvore, tão cobiçados pelas crianças, também podem gerar incidentes. Pacheco recomenda evitar colocar especialmente alimentos, pois isso pode despertar a curiosidade pelo olfato, o que vai levar o pet a destruir o pacote. E se for chocolate, a situação piora, pois pode causar intoxicação no bicho.

Cristiane vai além e recomenda não colocar nenhum embrulho embaixo da área. “Presentes são muito atrativos, o animal vai cheirar, pegar, rasgar, vai revirar tudo e pode até mesmo sufocar com as embalagens.”

FESTA TRANQUILA

  • Em primeiro lugar, a árvore deve ser fixada em uma base forte para que não tombe quando o gato resolver escalá-la. 
  • Nada de luzes, nem bolas de vidro, estrelas e enfeites de metal pontiagudos. “O animal não vai diferenciar o que é uma árvore para ele de uma árvore para a família. As pessoas têm de entrar em um acordo, se quiserem colocar luzinhas, pode, mas só na varanda ou do lado de fora da janela, protegidas do acesso do animal”, esclarece Cristiane.
  • Mantenha os enfeites bem presos, para que o gato possa se esfregar e se coçar sem causar problemas, “Eles gostam bastante desse tipo de contato, de demarcar o território. Aliás, as pessoas têm de entender que, às vezes, o gato vai demarcar a árvore de Natal, isso é natural”.
  • Escolha bolas de árvore de Natal rígidas, feitas de material especial. O que não pode é fazer adaptação com bolas natalinas comuns de plástico, porque uma simples mordida podem quebrá-las e causar danos ao pet.
  • Não enfeite a árvore de Natal com pisca-pisca, prefira colocar as luzes em varandas ou do lado de fora das janelas, onde os pets não tenham acesso.
  • Não deixe festões e fitas penduradas ao alcance de gatos e cães filhotes.
  • Deixe o pet acompanhar a montagem da árvore, pois isso evita a surpresa de conhecê-la só depois de pronta, o que potencializa a curiosidade de cães e gatos.