AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Família e Cuidados

Quando saber que devo levar meu cachorro ao veterinário?

É preciso manter uma rotina de saúde para os pets

Da Redação Publicado em 30/01/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nem sempre doenças nos bichinhos é sinal de veterinário - Banco de imagens
Nem sempre doenças nos bichinhos é sinal de veterinário - Banco de imagens

Quando o assunto é veterinário, você deve pensar: “Isso é óbvio, devo levar quando meu bichinho estiver doente". Mas saiba que não é bem assim.

Muitas vezes, os peludos mostram vários sinais de que algo não está bem e que muitas vezes passam despercebidos pelos humanos. Na hora de intervir, o que no inicio era algo simples de tratar, pode se tornar algo irreversível. Dessa forma, é importante que todo tutor saiba reconhecer quando algo não está normal e, desde o primeiro sinal, comunicar o veterinário. 

Mudanças de comportamento repentinas, como apatia e agressividade, não querer comer ou beber água, ficar muito tempo sem defecar ou urinar, tremores, excesso de salivação e vômito são alguns dos sintomas importantes a serem relatados. 

Nessa era de redes sociais, muitas pessoas aproveitam a proximidade com o especialista para pedir dicas e opiniões sobre alguma conduta do que fazer em casa, no entanto, é bom que o tutor entenda que nem sempre conseguimos orientar da melhor maneira sem antes examinar o animal

Uma forma ainda pior de conduzir a situação é realizar algum tratamento por conta própria, com algo que viu na internet ou algum conhecido indicou. Nós, veterinários, já passamos por vários apertos na emergência com casos de intoxicação por esse tipo de situação. 

Além de retardar o tratamento adequado, o tutor pode estar deixando seu bichinho ainda pior. Lembre-se: a melhor forma de ajudar o pet é estudar o comportamento dele e notificar o veterinário sobre qualquer alteração. 

Tire fotos, vídeos e mostre pra ele todas as informações que expliquem aquilo que você está notando de diferente. Entenda: na maioria das vezes, o profissional vai precisar examinar seu animal, portanto esteja sempre preparada para levá-lo se necessário. 

E, claro, caso seu pet não apresente nenhuma alteração e, aparentemente, se mostre sempre saudável, ainda assim, aconselho fazer consultas de rotina a cada seis meses para realizar um check-up com seu veterinário de confiança.

MARCELA BARBIERI BORO, Zootecnista, médica veterinária e adestradora