AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Dicas

Saiba como como organizar a cozinha e a despensa sem complicações

Aprenda a organizar a despensa e a cozinha de forma simples e descomplicada

Da Redação Publicado em 27/03/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dicas imperdíveis para você deixar tudo no lugar - Banco de Imagens/Getty Images
Dicas imperdíveis para você deixar tudo no lugar - Banco de Imagens/Getty Images

Quem é que não gosta da cozinha com cheirinho de limpeza e com cada item no seu devido lugar? É maravilhoso estar no lar organizado e arrumadinho!

Aproveitando o período da quarentena, que tal dar um trato nessa parte da casa? 

Para te ajudar nessa organização, AnaMaria Digital conversou com os profissionais da Zabet e selecionou algumas orientações bem práticas e simples para você manter a despensa e a geladeira organizadas e limpinhas.

Nada de preguiça e convoque os outros membros da família para ajudar.

Confira!

1. XÔ O QUE NÃO PRESTA: Fazer a limpeza na despensa e geladeira toda semana é essencial para uma boa organização. Separe algum tempo para descartar produtos vencidos e embalagens vazias.

2. DÊ UM TRATO: Higienize a despensa com vinagre com álcool e cravo da índia - essa mistura ajuda a eliminar cheiros indesejáveis e espantar insetos. Na geladeira, use uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 2 litros de água morna). Essa solução pode ser aplicada com pano limpo. Não utilize álcool, removedores e nem esponjas, pois pode danificar a geladeira e deixar cheiro nos alimentos.

3. EM ORDEM: Na geladeira, organize os produtos em categorias: bebidas, leites e seus derivados, verduras e frutas e carnes.

4. NÃO ESQUEÇA: Ponha frutas e verduras em embalagens de plástico sempre nas gavetas de baixo para evitar que congelem. Cada parte da geladeira tem uma temperatura. Nas regiões mais altas, a temperatura é menor. E vice-versa. Na despensa, divida os produtos também em categorias: descartáveis, bebidas, enlatados, temperos e óleos, e perecíveis.

5. ABRIU? Conserve os alimentos já abertos em potes iguais e transparentes com tampas herméticas.

6. ACHE RÁPIDO: Coloque os condimentos agrupados em cestas ou caixas pequenas e mantenha-os em áreas de fácil acesso. Coloque etiquetas para facilitar a identificação: nos potes com os nomes dos produtos e nas prateleiras com o nome das categorias de produtos.

7. ECONOMIZE: Mantenha os produtos que estão próximos do vencimento mais a frente para serem consumidos primeiro, evitando, assim, o desperdício.

8. CADA COISA EM SEU LUGAR: Separe os produtos de limpeza dos alimentos. Se não for possível armazenar em um armário próprio, podem ser colocados no nível mais baixo, mantendo distância dos alimentos.