AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Limpeza

Saiba como evitar o acúmulo de pó em casa e dar um chega pra lá nos espirros

Dê um chega pra lá nos espirros sabendo como evitar o acúmulo de pó em casa

Karla Precioso Publicado em 13/07/2019, às 17h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os casos de alergia nesta época crescem cerca de 40% - Banco de Imagem/iStock
Os casos de alergia nesta época crescem cerca de 40% - Banco de Imagem/iStock

Pessoas que sofrem com sinusites, bronquites e rinites costumam ficar ainda mais suscetíveis a crises alérgicas durante estações mais amenas. Além da faxina doméstica, cuidados pessoais também diminuem os sintomas decorrentes desses males. 

Dessa forma, nos dias em que a umidade relativa do ar estiver menor que 60%, o ideal é fazer inalação e limpeza nasal com soro fisiológico.

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), os casos de alergia nesta época crescem cerca de 40%. 

Mas o que fazer para escapar dessa estatística? A limpeza adequada da casa contribui bastante para diminuir espirros, coriza e tosse – principais sintomas da temporada. A plataforma de contratação de serviços GetNinjas reuniu 11 dicas simples e práticas. Elas funcionam mesmo. Vem ver!

MENOS ESPANADOR E MAIS PANINHO
A melhor maneira de retirar o pó dos móveis é utilizando um pano úmido. Ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.

LAVE BICHOS DE PELÚCIA E CORTINAS
Ambos acumulam muita poeira, por isso é importante mantê-los sempre limpos. Panos úmidos também são práticos e eficazes na limpeza das persianas. Cortinas de tecido e pelúcias devem ser lavadas à mão, preferencialmente. Aproveite os dias ensolarados e secos do período para fazer isso.

LIMPE O SOFÁ
Por ser um dos móveis com maior potencial para acumular poeira, é recomendado limpá-lo a seco. Nesse caso, o aspirador é um grande aliado. Tenha atenção especial aos cantinhos, famosos por acumularem sujeira.

HIGIENIZE OS TAPETES
Eles também são outros grandes acumuladores de poeira. Para fazer uma limpeza profunda, polvilhe bicarbonato de sódio por toda a superfície (utilize uma peneira para fazer isso) e deixe agir. No dia seguinte, retire o produto com o aspirador.

CUIDADO COM OS VIDROS
Como acumulam muito pó, para fazer uma limpeza profunda, dilua 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto com um pano de algodão.

FIQUE DE OLHO NO COLCHÃO
Envolva os travesseiros e o colchão com capas impermeáveis de TNT ou poliuretano (à venda em lojas de enxoval). Elas bloqueiam a passagem dos ácaros, que, sem se alimentar, acabam morrendo.

ATENÇÃO AOS COBERTORES, MANTAS E EDREDONS
As noites de outono costumam ser mais frias, portanto perfeitas para dormir com uma coberta. Antes de utilizar o cobertor, a manta ou o edredom, é importante lavá-los e deixá-los secar bem para ter certeza de que não vão transportar ácaros para a cama.

ABAIXO A VASSOURA, VIVA O ASPIRADOR
Varrer a casa é bom, mas pode suspender a poeira e os ácaros causadores das doenças respiratórias. Sempre que possível, opte por utilizar o aspirador de pó para fazer a higienização. 

Caso tenha de utilizar a vassoura, a envolva com um pano úmido de modo a realizar a limpeza com mais eficácia.

DEIXE A LUZ ENTRAR
Tente manter as portas e janelas de casa abertas sempre que possível. Aproveite os períodos da manhã e meio da tarde para deixar o sol entrar e arejar todos os espaços. Ele também é um excelente aliado na limpeza doméstica.

UTILIZE PRODUTOS DE LIMPEZA COM MODERAÇÃO
Os produtos convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Escolha os que apresentam cheiros mais suaves.

ARMÁRIOS ENTRAM NA LISTA TAMBÉM 
Limpe o móvel com uma solução à base de água e vinagre branco (diluídos em partes iguais). Após a higienização, feche as portas e deixe a solução agir por pelo menos duas horas. Na sequência, passe um pano umedecido com água e deixe secar naturalmente.