AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Cômodo

Sala pequena? Veja 5 dicas de decoração para deixar o espaço funcional

Confira 5 dicas de decoração para salas pequenas

Da Redação Publicado em 12/10/2019, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração - Banco de Imagem/Getty Images
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração - Banco de Imagem/Getty Images

Os espaços das casas e apartamentos estão cada vez menores. Exatamente por isso, as pessoas estão em busca de ambientes práticos, funcionais e, ao mesmo tempo, bonitos e aconchegantes. 

Pensando nisso, AnaMaria Digital procurou a EasyDeco e reuniu cinco dicas para transformar sua sala em um cantinho especial, confortável e acolhedor.

Confira!

ESCOLHA BEM OS MÓVEIS
Confira se suas opções cabem no seu espaço. Meça o ambiente e planeje onde cada móvel vai ficar. Lembre-se: em uma sala pequena, menos é mais. Escolha peças menores ou use soluções criativas, como optar por uma mesa de quatro lugares e usar cadeiras charmosas no lugar de poltronas. Cada centímetro conta para ter um espaço mais confortável!

EVITE CARREGAR DEMAIS O VISUAL
Estampas grandes, cores escuras e tecidos pesados tendem a deixar o ambiente parecendo menor. Eles não estão proibidos, claro que você pode usar algo aqui e ali, basta evitar que estejam em toda decoração, principalmente em superfícies maiores, como papel de parede, cortinas e tapete. 

Nessa áreas, dê preferência às cores claras e estampas menores, que deixam a decoração mais leve e dão a impressão de um ambiente mais amplo.

PEÇAS DE DECORAÇÃO
Proporção é um fator muito importante na hora da decoração. Uma peça muito grande no meio da sua sala pode acabar chamando atenção demais e, novamente, dar a impressão de que o ambiente é menor.

Uma dica legal é trocar peças que ocupam espaço por outras menores ou suspensas. A luminária de piso pode virar uma arandela na parede, um vaso grande pode ser trocado por vários vasinhos espalhados pelo ambiente. A ideia é manter os objetos que você acha úteis e gosta, mas com opções que liberem espaço.

ESPELHOS, ESPELHOS E ESPELHOS!
Eles são os melhores amigos dos ambientes pequenos, pois refletem o espaço e dão a impressão que é maior. Por isso, são um ótimo truque para ampliar salas pequenas, e ainda ajudam na decoração!

Prefira espelhos mais amplos, que vão refletir um espaço maior. Os retangulares sem moldura que revestem a parede são uma boa pedida, mas os redondos com molduras discretas também dão um efeito legal.

PLANEJAMENTO
Comece com uma planta do ambiente, mesmo que esquemática. Coloque todas as medidas e pense na ocupação dos espaços. Teste as posições dos móveis, seja criativo com soluções mais compactas. Lembre-se de garantir a circulação entre os móveis e de reservar alguns espaços vazios. São esses espaços que vão garantir mais conforto e bem-estar no seu dia a dia.