AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Seu jardim mais lindo que nunca

Conheça as principais pragas que destroem as suas plantas e livre-se delas com receitas naturais

Karla Precioso Publicado em 28/03/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seu jardim mais lindo que nunca - Shutterstock
Seu jardim mais lindo que nunca - Shutterstock
Devemos estar sempre atentas para evitar que nossas plantas sejam atacadas por pulgões, lagartas, formigas e outras pragas. Porém, nessa época, com o calorão, nosso cuidado deve ser redobrado. As altas temperaturas favorecem a proliferação de insetos e fungos, podendo causar estragos e até matar as espécies: “Observe sempre se as folhas estão deformadas ou meladas ou ainda se há como se fosse um algodãozinho sobre elas. Esses são sinais de que a planta adoeceu ou sofre ataques de insetos”, orienta o biólogo Marcelo Muller. Ainda bem que, se a situação for descoberta no início, dá para salvar todas elas com soluções simples e naturais. Veja só:


As pragas mais comuns


Ácaro vermelho
Ataca flores, brotos e a parte de baixo das folhas, deixando marcas parecidas com ferrugem. Também formam uma teia fina.  
Solução: corte as folhas comprometidas. Se toda a planta foi atacada, pulverize calda bordalesa ou calda de fumo a cada 15 dias.




Cochonilhas
Ficam nas fendas e na parte inferior das folhas. Lá, libera substância pegajosa que facilita ataque de fungos, fazendo folhas enrolarem. Solução: duas vezes por semana passe álcool nas folhas. Se a planta estiver infestada, aplique calda de fumo -- também duas vezes por semana. 




Formigas
As cortadeiras são as que mais causam estragos. Como o nome sugere, cortam as folhas e levam os pedacinhos para o formigueiro.
Solução: espalhe algumas sementes de gergelim em torno do vaso ou do canteiro. Troque a cada 15 dias.




Fungos
Alastram-se na superfície das folhas, alterando a coloração. Costumam atacar quando a planta está recebendo pouca luz. 
Solução: remova as folhas danificadas e coloque o vaso num local mais iluminado. Em casos extremos, aplique calda bordalesa a cada 15 dias.




Lagartas
Comem as folhas pelas beiradas, deixando nítidas marcas de mordida. Solução: a melhor forma de acabar com elas é a catação manual (use luvas, pois algumas podem queimar a pele). Outra opção? Borrifar a planta com solução de pimenta.




Lesmas e caracóis
Normalmente atacam durante a noite, furando folhas, caule e botões. Solução: no caso das lesmas, jogue sal. O tempero desidrata 
o animal. Depois, é só recolher e colocar no lixo. Já os caracóis devem ser retirados com as mãos – use luvas.




Percevejos
Também conhecidos como marias-fedidas, provocam queda de flores, folhas e frutos. Solução: esses bichinhos evem ser removidos manualmente, um a um. Caso você não esteja conseguindo dar conta, use calda de fumo a cada 15 dias.




Pulgões
Deixam a folha amarelada e enrugada, e também se instalam nos brotos e no caule. Precisam ser controlados logo, pois se multiplicam com rapidez. Solução: a cada 15 dias, passe nas folhas um algodão embebido em água e álcool, misturados em partes iguais.



Receitas de pesticidas naturais

Calda bordalesa 

Ingredientes

■ 20 g de sulfato de 
cobre (à venda em lojas de jardinagem)
■ 1 pedaço de pano
■ 2 litros de água
■ 20 g de cal virgem 

Modo de preparo: coloque o sulfato no pano e amarre como sachê. Mergulhe na água por 4 horas. Depois, misture a cal em um copo (americano) de água e despeje na solução de sulfato. Mexa bem. Antes de usar a calda, faça o teste de acidez: mergulhe um objeto de ferro na mistura (prego, por exemplo). Se escurecer, acrescente água com cal. Só use o preparado quando o prego não escurecer. Em plantas pequenas ou em fase de brotação, a mistura deve ser menos concentrada. 



Calda de fumo 

Ingredientes

■ 10 cm de fumo de rolo
■ 50 g de sabão de coco ou neutro
■ 1 litro de água

Modo de preparo: pique o fumo e o sabão. Coloque tudo num balde e  junte a água. Misture bem. Deixe por 24 horas, coe e use.



Solução de pimenta 

Ingredientes

■ 1 litro de água
■ 50 g de fumo de rolo picado
■ 1 punhado de pimenta-malagueta

Modo de preparo: ponha tudo num balde, tampe e deixe repousar por 7 dias. Aí, dilua o preparado em 10 litros de água e é só borrifar o líquido nas plantas.