AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Bebidas

Sommelier ensina como ler rótulos e identificar vinhos veganos

Especialista dá dicas de como verificar se a bebida não tem ingredientes de origem animal

Da Redação Publicado em 17/09/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Clara de Carvalho Phileto explica o processo de produção do vinho - Divulgação
Clara de Carvalho Phileto explica o processo de produção do vinho - Divulgação

Engana-se quem pensa que todo vinho é vegano. Isso porque substâncias de origem animal podem ser adicionadas ao processo de fabricação de alguns desses produtos. Para ajudar a sanar as principais dúvidas sobre o assunto, AnaMaria Digital conversou com a sommelier e influenciadora Clara de Carvalho Phileto, que vai ensinar a identificar a versão vegana na hora da compra.

Segundo ela, muitos vinhos não são considerados veganos por serem utilizados produtos de origem animal em alguns processos de preparação. Por isso, é muito importante ficar atento aos rótulos. “Verifique como foi o processo de clarificação do vinho. Se tiver a expressão ‘não filtrado’ ou ‘clarificação natural’, significa que não foi utilizado nenhum agente clarificador na elaboração e o consumo para os veganos estará liberado”, indica Clara. 

A especialista explica que todo vinho passa pela fase de clarificação para purificar a bebida e que, para ser realizado, precisa de um agente filtrante, que pode ou não ser de origem animal. "É ele quem faz as matérias sólidas do vinho submergirem, para que sejam eliminadas antes do engarrafamento, tornando a bebida mais atraente aos nossos olhos. Límpido e brilhante”, pontua a sommelier.

NO RÓTULO
Atualmente não existe nenhuma legislação em relação aos rótulos dos vinhos, mas a especialista acredita que os produtores vão aos poucos se adaptar a esse público. 

“Alguns vinhos já vêm escrito 'vegano' no rótulo, e acredito que os produtores irão sentir a necessidade de se adequarem a este público que é tão exigente. Acho maravilhoso, porém não consigo visualizar como seria tendo em vista que as classificações dos vinhos são diferentes em todo o mundo”, ressalta a influenciadora.