AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Alerta

Tirar ou não todos os aparelhos da tomada? Saiba como economizar na conta de luz

Notebook consome muita energia? Confira todas as dicas para reduzir o valor da próxima fatura

Da Redação Publicado em 19/08/2020, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A sobrecarga na instalação é outro motivo que pode elevar o consumo de eletricidade - Markus Spiske/Pixabay
A sobrecarga na instalação é outro motivo que pode elevar o consumo de eletricidade - Markus Spiske/Pixabay

O novo corona vírus fez o ato de ficar em casa deixar de ser uma opção para se tornar uma questão de cuidado com a família e com o próximo. Mas da mesma forma que passamos mais tempo reclusos, as contas de água e luz tendem a crescer. 

Ainda não se sabe ao certo por quanto tempo mais o distanciamento social vai fazer parte da rotina das pessoas. E nesse período de tantas incertezas, os custos fixos da casa podem afetar diretamente no orçamento familiar. Bianca Amaral, diretora da TempoTem, explica para AnaMaria Digital que a partir de pequenas mudanças de hábitos já é possível ter uma redução nessas despesas

“Temos, dentro de casa, diversos aparelhos que ficam constantemente ligados na tomada. Porém, muitos deles, como o roteador de internet e aparelhos de TV a cabo não podem ser desligados, mas a recomendação é que os outros sejam tirados da tomada quando não estão sendo utilizados”, pontua. 

DICA
Para facilitar, é possível utilizar um nobreak ou até mesmo um filtro de linha com botão para desligar. Entre os aparelhos que mais consomem energia estão o home theater e aparelhos de som que utilizam muita potência. O vídeo game também entra na lista por ser um aparelho que constantemente precisa ser resfriado, mesmo quando está em stand by, devido a sua memória interna e o HD de armazenamento. 

“É comum as pessoas deixarem o video game pausado por dias, ainda mais nesse momento que estão passando mais tempo dentro de casa e definitivamente esse é um hábito que em longo prazo encarece a conta de luz. Além de poupar a vida útil do equipamento, reduz o consumo de energia elétrica”, complementa Bianca.

NOTEBOOK
Para quem está cumprindo home office, deixar o notebook carregando durante o uso não é um problema. A maioria dos modelos atuais contam com um dispositivo que interrompem a carga quando a bateria está completa, mas pela questão da vida útil da bateria, é importante consultar o fabricante. 

“O consumo de energia de notebook é baixo, mas o costume de tirar todos os aparelhos da tomada é importante para a economia de energia e pela segurança dos equipamentos. Caso aconteça alguma falha de fornecimento de energia, os aparelhos fora da tomada estão protegidos”, conta.

ATENÇÃO A FIAÇÃO
A sobrecarga na instalação é outro motivo que pode elevar o consumo de eletricidade. Geralmente esse é um problema de imóveis antigos, com a fiação fora do padrão e normais atuais. Os projetos antigos não abrangem tantos circuitos, possuem poucas tomadas e não foram projetados para receber tantos equipamentos conectados simultaneamente, como máquina de lavar e secar roupa, forno elétrico, micro-ondas e outros aparelhos potentes.

O mesmo vale para o modelo do chuveiro. Durante as épocas mais frias do ano, a incidência de queima do chuveiro costuma crescer. Um dos motivos para isso acontecer é o uso excessivo do produto, tempo de banho ou a instalação elétrica que não é compatível com a potência do chuveiro. 

“As lojas indicam um chuveiro de 8000w para um banho quente, mas não questionam o cliente sobre a fiação elétrica. Isso pode resultar em um curto-circuito ou em uma sobrecarga, ou dependendo do cado até mesmo um incêndio”, explica a especialista. 
É possível identificar o aparelho que consome muita energia quando ele está ligado e há uma oscilação na luz da casa.

Bianca aconselha também a rever alguns hábitos como lavar as roupas ou utilizar a secadora fora do horário de pico de energia elétrica, entre 17h e 21h. Durante esse período a tarifa residencial é maior em decorrência da demanda por energia elétrica. “Com informação e uma pequena mudança de hábitos, já é possível obter uma redução de valor na próxima conta”, finaliza Bianca.