AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Organização

Trabalho híbrido: Como organizar a casa para não se perder na bagunça

Conversamos com personal organizer, que indica alguns objetos chave para a organização

Da Redação Publicado em 20/06/2022, às 12h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estojos, pastas e caixas organizadoras são alguns objetos que auxiliam na organização e no transporte entre escritórios - Unsplash
Estojos, pastas e caixas organizadoras são alguns objetos que auxiliam na organização e no transporte entre escritórios - Unsplash

A pandemia da covid-19 trouxe muitas mudanças na vida das pessoas, e uma delas foi a modalidade do trabalho híbrido. No entanto, dividir o trabalho entre o escritório e o home office pode ser mais difícil do que parece, principalmente no que diz respeito à organização.

E um escritório desorganizado tem suas complicações: ele pode afetar a produtividade, a qualidade da vida profissional e a harmonia nos espaços compartilhados ou individuais. A boa notícia é que este problema pode ser facilmente contornado.

AnaMaria Digital conversou com o personal organizer Salvador Corrêa, parceiro da Ordene, traz algumas dicas do que priorizar para manter os espaços funcionais e em ordem. Confira!

MUDANÇAS

Para o especialista, misturar medidas comportamentais, acessórios específicos e design de interiores é a chave para um ambiente funcional.

“A adoção de um sistema de organização de escritório deve incluir uma boa disposição dos itens de trabalho e indicar normas comportamentais necessárias para a manutenção da ordem e limpeza no ambiente”, explica o personal organizer.

Para tornar isso possível, ele recomenda alguns acessórios que ajudam a organizar o escritório de maneira simples e tornar prático o deslocamento de um ambiente para o outro.

O PODER DOS ACESSÓRIOS

Antes de tudo, cada pessoa deve avaliar o local e entender quais materiais são necessários no seu dia a dia do trabalho. “Como regra básica, cada objeto deve ter seu lugar de destino. Há muitas canetas? Utilize porta-canetas e estojos para guardar estes itens. Aqui, o estojo é ideal para quem precisa levar o item na bolsa”, exemplifica Salvador.

Ou seja, um bom planejamento começa com a disposição adequada de pequenos objetos organizadores que podem exercer uma influência enorme na rotina. Outro exemplo disso são as pastas organizadoras: elas são uma maneira de organizar aqueles documentos em papel que não podem ser digitalizados.

“Continue o exercício até se certificar que o ambiente está suprido com todos os acessórios necessários para a demanda”, recomenda o personal organizer.

Um terceiro objeto mencionado pelo profissional são as caixas organizadoras. Elas são fundamentais para economizar espaço, já que pode-se guardar nelas aqueles objetos que são menos utilizados, mas que precisam estar à disposição e fácil alcance para quando alguém precisar.

Outros produtos organizadores que contribuem na rotina do trabalho híbrido são:

1. Gaveteiro: facilita a organização dos objetos e pode ser transportado de um lugar para outro. Os gaveteiros transparentes também tem a vantagem de facilitar a identificação dos itens;

2. Pasta Rígida Suspensa: ideal para quem precisa transportar e armazenar documentos importantes. As pastas com trava ainda garantem o fechamento seguro do objeto;

3. Organizador com Trava: Otimiza espaço ao dispor de todos os objetos em um só local. Ele é resistente e prático e possui travas que mantém os itens seguros dentro do organizador.