AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Truques para limpar peças em prata

Lindos e brilhantes, esses objetos precisam de cuidados especiais para manter a beleza

AnaMaria Digital Publicado em 04/04/2018, às 12h27 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sem cuidados, a prata fica com aspecto escuro e fosco - Shutterstock
Sem cuidados, a prata fica com aspecto escuro e fosco - Shutterstock

Quem tem, sabe: peças em prata oxidam. Mas a boa notícia é que bastam poucos cuidados para evitar que elas fiquem com aquele aspecto escuro e fosco, parecendo uma peça suja. Confira algumas dicas práticas e fáceis de seguir, separadas pela personal organizer Noeli Botteon, da Le Filó Organização.  

Como identificar se a peça é de prata 
Antes de tudo, é preciso ter certeza que a peça é de prata esterlina, a chamada prata de lei. Existem alguns testes químicos que podem ser feitos, porém não são muito acessíveis às todas as pessoas. Uma dica para quem quiser fazer um "tira-teima" doméstico é passar um imã sobre a peça, de preferência que seja forte e potente. Se o imã atrair, significa que a peça não é de prata, e sim de outro metal, pois a prata é paramagnética, ou seja, ela não é atraída por imãs. É possível fazer o teste também com gelo. Coloca-se um cubo de gelo sobre a peça e, se o cubo derreter quase imediatamente, é prata. Isto ocorre devido à propriedade de condutividade térmica da prata, que é a maior condutividade entre todos os metais.

Limpeza 
As peças em prata de lei são fáceis de limpar. Existem no mercado vários produtos que facilitam a limpeza, mas é sempre recomendável ler bem as instruções e certificar se é o produto adequado, pois podem conter substâncias químicas nocivas à prata. Para não riscar as peças, o ideal é usar sempre esponjas, flanelas e toalhas bem macias. Os utensílios em prata, como bandejas, baixelas, baldes e talheres, devem ser lavados com detergente neutro e água quente logo após o uso e devem ser imediatamente secos com pano macio e limpo. Isso vai ajudar na conservação, aumentando a beleza das peças. 

Produtos que não devem ser usados 
Jamais utilize produtos de limpeza fortes, como água sanitária ou cloro: eles irão danificar as suas peças em prata. Esqueça ainda a palha de aço ou esponjas com partes feitas de materiais abrasivos: eles vão arranhar as superfícies, causando um grande estrago na sua prataria. Outro item que deve ser abolido da limpeza de prata é a luva de borracha. É recomendável usar luvas de nitrila, que não contêm enxofre, elemento que promove a oxidação.

Veja também:
Como limpar a gordura do box
Use sal na faxina
Tudo para limpar melhor seus móveis

Soluções caseiras para limpar peças em prata! 
Peças que são usadas com frequência devem ser lavadas com água quente e detergente neutro, usando um pincel ou uma esponja bem macia. Dever-se enxaguar com bastante água corrente, para certificar que nenhum resíduo do sabão sobrou. Em seguida, secar bem com um pano de algodão para não ficar úmido. O bicarbonato de sódio é excelente para limpar as peças de pratas quando estão oxidadas. Basta colocá-las numa vasilha de vidro com água fervente, várias tiras de papel alumínio e duas colheres de sopa de bicarbonato. Deixar as peças até a água esfriar ou até que apresentem um aspecto limpo. O bicarbonato reage com o alumínio e retira a oxidação da prata com grande eficiência. Em seguida, deve-se enxaguar e secar bem com uma flanela de algodão. A farinha de trigo também é ótima para dar brilho: basta esfregar um pouquinho sobre a peça, não se esquecendo de retirar o excesso. A pasta de dente branca também é eficiente. Deve-se passar o produto sobre a peça em prata, deixar agir por alguns minutos e esfregá-la delicadamente com um pano seco. Depois, é preciso lavar com água corrente e secar bem com um pano macio.

Que produto usar?
Há várias marcas de limpa-prata no mercado, inclusive importados. O ideal é fazer testes e ver aquele que apresenta o melhor resultado, na sua opinião. 

Cuidados necessários para a limpeza 
Lave as peças em prata sozinhas, separadas das demais louças, copos e talheres, pois eles podem riscar uns aos outros. Nunca lave as peças em prata em máquinas de lava-louças. A alta temperatura e os produtos usados podem danificá-las. Não coloque as jarras e bules de prata na geladeira: o líquido escuro de chás e sucos causam oxidação com a refrigeração.

Como guardar 
Nunca deixe as peças em prata envolvidas em sacolas plásticas (isso acelera a oxidação por armazenar o oxigênio). Embale bem em plástico-filme ou em sacos plásticos bem fechados, deixando o mínimo de ar possível. Uma ótima opção para armazená-las são as embalagens de feltro que vem normalmente com a peça. Além de evitar que elas escureçam, o feltro mantém o brilho das pratas e impede que elas risquem no armário. Não use elásticos para organizar os talheres ou qualquer outra peça em prata. Eles vão se decompor com o tempo e deixar manchas pretas quase imediatamente, além de grudarem. Guarde as peças completamente secas e com proteção em local sem umidade e livre de contato com produtos de limpeza ou outros metais.

"A melhor forma de conservar as peças em prata é usá-las com frequência. Além de mantê-las limpas, seu uso constante evita que manchem ou oxidem", afirma Noeli.