AnaMaria
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaSpotify AnaMaria

Um jantar lindo... E sem estresse!

Veja como evitar dores de cabeças e gastos desnecessários ao organizar uma festa incrível. Prepare-se para se divertir – e ainda receber altos elogios

Redação Publicado em 18/01/2016, às 10h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

anamaria - Shutterstock
anamaria - Shutterstock
Está enlouquecendo de pensar na quantidade de convidados e no trabalhão que vai ser preparar o jantar para amigos e familiares? Dica: relaxe. “Sofisticação exagerada deixa qualquer um inibido”, diz Esther Proença Soares, autora do livro A Mesa - Arranjo e Etiqueta (Editora Manole, R$ 27) e expert no tema decoração. Nada de surtar com códigos de etiqueta. Dá pra fazer uma festa elegante, sem drama!

3 jeitos de servir 

1) No formato mais simples, há lugares para todos se sentarem e as travessas ficam à mesa, de modo que cada um se sirva. Pode usar aparador como apoio.

2) Se a mesa for pequena e tiver muitos convidados, o serviço americano é a solução. Os pratos ficam empilhados e os talheres concentrados perto deles – a comida é o destaque sobre a mesa. “É legal, porque cada um se serve. Deixe as bandejas ou apoios de pratos à disposição para que os convidados possam comer com conforto”, diz Sandra Corso, idealizadora do site Festa Bem-Feita (festabemfeita.com.br), que ajuda gratuitamente a organizar as festas de temas variados. 

3) O serviço à francesa depende de garçons treinados. Eles trazem bebidas e travessas e oferecem aos convidados, que ficam sentados. Muito elegante, porém nada prático para fazer em casa com as próprias mãos, né?

Dicas para facilitar a sua vida

✔ Uma medida simples para evitar o acúmulo de louça suja são os marcadores de copos. Assim os convidados não precisam pegar outros limpos a todo momento. Atualmente, é fácil encontrá-los nas lojas – um dos modelos que resolvem bem a questão são as argolinhas de várias cores, presas ao pé das taças.

✔ O guardanapo de pano, já dobrado (com ou sem argola), pode ficar sobre o prato ou à esquerda dele. Vale a pena usar aqueles que estão guardados há tanto anos nesses eventos especiais, né? No dia seguinte a gente volta para o de papel na boa.

✔ É legal criar marcadores de lugar para os convidados – fica bonitinho e evita o constrangimento de alguém sentar no meio de um casal, por exemplo. As crianças curtem fazer. Mas se, na hora, ninguém quiser obedecer às marcações, nem pense em fazer auê. Deixe todo mundo à vontade para sentar onde quiser.