AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / TUDO NO LUGAR

Veja 10 dicas para manter a casa em ordem na quarentena

Personal organizer ensina a organizar os ambientes sem complicar a vida

Da Redação Publicado em 03/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Personal Organizer Camila Cruz compartilhou várias dicas - Divulgação
A Personal Organizer Camila Cruz compartilhou várias dicas - Divulgação

Filhos em casa, home office, a irritação do isolamento, tudo se agrava em um ambiente bagunçado. E esta parece ser a nova realidade na vida de milhares de pessoas, em todo o mundo, por conta da pandemia do Covid-19. A recomendação do distanciamento social para evitar o contágio tem deixado famílias inteiras estressadas, sem suas habituais rotinas. E aí manter a casa organizada parece ser uma tarefa muito difícil. Mas, calma!

AnaMaria Digital conversou com Personal Organizer Camila Cruz, que ajuda celebridades com a personal trainer Bella Falconi, entre outros, a botar ordem na bagunça em suas residências. "Manter a casa organizada parece uma tarefa difícil, mas com algumas dicas você vai perceber o quão fácil e prazeroso é conquistar todos os benefícios que isso trará para você e para a vida da sua família", diz. 

Em parceria com a especialista, separamos 10 dicas rápidas para melhorar o equilíbrio do seu lar!

DICA 1 – VÁ COM CALMA E DESAPEGUE

Escolha uma playlist que você goste para ouvir enquanto organiza os espaços, comece devagar, por etapas, e não desanime! Escolha um cômodo por vez e comece descartando tudo o que você não usa mais. Um critério ótimo para você saber se pode ou não desapegar, é se lembrar a última vez que utilizou: Tem mais de seis meses? Então repense se vale a pena manter aquele objeto ali. Siga os passos abaixo:

DICA 2 - CHECKLIST DE DIVISÃO DE TAREFAS

Acúmulo de louça, fogão gorduroso, banheiro sujo e quarto desarrumado? São muitas tarefas para uma pessoa só. Que tal um checklist de divisão de tarefas para todos os moradores da casa? Ter um cronograma facilita muito a organização, e todos podem participar! Veja esses exemplos abaixo:

DICA 3 – COZINHA: ORGANIZAR GAVETAS E ARMÁRIOS

Saudade de encontrar os talheres, né? Quais são os de uso rotineiro? Guarde-os de forma funcional, categorizando por tipo: colheres, garfos, facas e assim por diante. Para os armários, comece jogando fora os alimentos vencidos, pratos e utensílios que não utiliza. Limpe tudo e separe o que usa com mais frequência e que fazem parte da sua rotina, assim, organizando por ordem de utilização, você facilitará o seu dia a dia.

DICA 4 - SEPARAR ROUPAS PARA A ESTAÇÃO

O frio chegou e as roupas mais grossas ficam presentes na rotina. Blusas de lã, jaquetas de nylon, moletons... Deixe as roupas da estação com fácil acesso. Tire as roupas mais leves de vista (ou guarde-os onde estavam os casacos). Livre-se das roupas que você não usa mais, desapegue!

DICA 5 - RENOVE A SALA DE ESTAR

Agora nesta quarentena o seu programa preferido é ficar no sofá e assistir Netflix comendo pipoca? Um ambiente mais "confortável" é o melhor para isso. Deixe uma manta soft guardada em uma caixa decorada e que siga uma paleta de cores do espaço. Não deixe nada em cima dos sofás a não ser a almofada da poltrona (nada de cobertores por cima, crochês, travesseiros vindos do seu quarto). Monte uma "caixinha" para guardar os controles da TV, e evite deixá-los jogados na mesa de centro. Aliás, deixe a mesa de centro somente para essa caixinha de controles, coloque quadros e fotos em outros locais.

DICA 6 - NÃO ACUMULE ROUPAS PARA LAVAR

Crie o hábito de lavar roupas em dias ímpares. Terças e Sextas são ótimos dias! Mescle entre início e final de semana. Tem costume de fazer isso aos domingos? Mude, organize o espaço que você pendura suas roupas e sinta a calmaria em ver a harmonia no varal. Ah, e a tecnologia nos ajuda MUITO nessas horas, uma secadora automática é um ótimo recurso!  

DICA 7 - BANHEIRO

O banheiro é uma parte da casa que muitas vezes é esquecida, mas que pode ser um cantinho bem agradável. Deixe uma bandeja com os produtos de uso diário do lado da pia, separe uma para o homem e uma para a mulher. Use e abuse de organizadores: compre caixas com divisórias para seus produtos, escovas de cabelo, porta-cotonetes. Coloque um cesto para as roupas sujas e não deixe nada pelo chão. Organize o box e procure manter cada coisa em seu lugar.

DICA 8 - LAVANDERIA

A lavanderia pode até não ser um ambiente muito frequentado pelos habitantes da casa, mas é um local que também precisa de ordem. Aposte em cabideiros, prateleiras e cestinhas organizadoras, irá te facilitar muito. Reserve um espaço para a tábua de passar roupas. Uma dica é aquelas mesas dobráveis onde você pode guardar em um cantinho depois que usar, assim não ocupa muito espaço e não prejudica a circulação. Decore a lavanderia, deixe-a um ambiente harmonioso!

DICA 9 – PETS

Se você tem cachorro ou gato, não pode deixar essa dica passar! Tenha um cantinho organizado para seu animalzinho, ele também merece. Crie um espaço onde ele possa ter sua cama e seus potes de ração e água. Um armário para guardar os itens do seu pet, como os tapetes higiênicos, ração e produtos de limpeza para tirar o odor de cachorro são uma ótima opção! Além de manter tudo organizado, você mantém a higiene.

DICA 10 – ORGANIZE A SUA PORTA DE ENTRADA

O externo da sua casa é a sua porta de entrada! Em época de COVID, essa parte da casa deve estar sempre organizada! Deixe um cantinho para você deixar os sapatos sujos, outro com os pares limpos. Um banquinho, pano e álcool em gel são essenciais. Uma decoração na porta não faz mal a ninguém, e caso você tenha jardim, mantenha ele ajeitado, com flores e a grama sempre cortada. Manter a aparência da sua casa sempre bonita te dará mais ânimo para manter sempre dessa forma!