AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Limpeza

Veja como reduzir o gasto excessivo de água ao lavar a louça

Dá para reduzir o gasto excessivo de água mudando atividades simples do dia a dia; saiba como

Da Redação Publicado em 07/11/2019, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atividades simples do dia a dia — como lavar a louça — podem ser modificadas com foco em reduzir o gasto excessivo de água - Banco de Dados/Getty Images
Atividades simples do dia a dia — como lavar a louça — podem ser modificadas com foco em reduzir o gasto excessivo de água - Banco de Dados/Getty Images

Que a água é um recurso fundamental para a sobrevivência do ser humano, todos já sabem. No entanto, a maioria das pessoas não utiliza esse precioso líquido com consciência para um futuro sustentável. 

Para isso é fundamental o consumo sem desperdícios — fazer a captação da água da chuva, para usá-la nos afazeres domésticos, reaproveitar a água de reúso gerada pelo chuveiro e pela máquina de lavar roupas, entre outras ações.

Atividades simples do dia a dia — como lavar a louça — podem ser modificadas com foco em reduzir o gasto excessivo de água. 

ALTO GASTO

Segundo estimativa da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a cada 15 minutos que uma torneira fica entreaberta, são desperdiçados cerca de 117 litros de água. Um número bem alto, se considerarmos a quantidade de água recomendada para uso diário pela ONU, que é de 110 litros por pessoa.

"O melhor é sempre optar por detergentes que sejam concentrados, pois possuem uma ação mais potencializada, e controlam a quantidade que está sendo usada", afirma Cristina Gaspar, gerente de Marketing da Casa KM.

Existe uma falsa impressão de que colocar mais produto significa mais "força" e, consequentemente, mais limpeza, mas a verdade é que o importante é seguir as recomendações dos fabricantes. 

No entanto, ela conta que existem dicas simples e que não dão trabalho algum, facilitam bastante todo esse processo:

  • Faça uma limpeza prévia com uma esponja seca antes de lavar;
  • Use a torneira aberta apenas para umedecer um pouco a louça na hora de ensaboar;
  • Deixar as louças mais sujas por último, geralmente na ordem: copos, talheres, pratos, vasilhas e panelas. Assim, não há risco da gordura que fica na esponja se espalhar para outras peças e ter que usar mais detergente do que o necessário;
  • As louças mais engorduradas devem ficar de molho em água quente com algumas gotas de detergente;
  • No enxágue, a sequência é a mesma da lavagem, e as peças devem estar todas juntas, sempre procurando economizar o uso da água — não abrindo toda a torneira — para que não haja desperdício;
  • A secagem natural é a mais recomendada, já que panos de prato podem acumular bactérias;
  • Utilize detergentes concentrados, dermatologicamente testado e que tenham como benefício um eliminador de odores;
  • A troca da esponja deve ser feita semanalmente;
  • Com essas dicas, dá para realizar o uso consciente da água, economizar na conta do fim do mês e ainda ter uma boa higienização da louça.