AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Cozinha

Você sabe como congelar e descongelar ingredientes? Saiba como fazer isso sem medo

Saiba como congelar alimentos sem medo

Karla Precioso Publicado em 20/06/2019, às 19h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levam molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira - Banco de Imagem/Getty Images
Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levam molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira - Banco de Imagem/Getty Images

Procure consumir os alimentos até 24 horas após o descongelamento. A temperatura ambiente é indicada para o descongelamento de pães, bolos e doces, que devem ficar embalados até o fim do processo.

Carnes cruas, laticínios e pratos prontos que levam molhos cremosos devem ser descongelados na geladeira. Essa medida evita que esses alimentos percam cor, textura e nutrientes ao voltarem ao seu estado natural.

REGRAS DO FREEZER

  • Embale tudo certinho: divida o alimento em pequenas porções, que facilitam o descongelamento. Isso também impede que ele fique em contato direto com o ar frio e seco do freezer, evitando que ressequem.
  • Não lote o freezer: quando o eletrodoméstico está muito abarrotado, o ar frio não circula direito, atrasando o resfriamento.
  • Pegue leve no tempero: sal, pimenta e outros temperos tendem a ter seu sabor realçado no congelamento. Melhor não pesar a mão

NÃO CONGELE

  • Batatas porque esfarelam, amolecem e escurecem. Em forma de purê ou suflê tudo bem.
  • Maionese, pudins ou cremes com ovos e leite. 
  • Ovos crus inteiros, pois a casca estoura. A clara ao natural congela bem. A gema precisa ser batida e levar uma pitada de sal.