AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Casa / Compras

Você sabe como escolher peixes e frutos do mar? Veja dicas para não errar mais

Os pescados são boas opções para quem quer fazer uma refeição leve

Karla Precioso Publicado em 23/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para a carne não desmanchar na hora da fritura, passe-a no sal grosso antes - Gerhard G./Pixabay
Para a carne não desmanchar na hora da fritura, passe-a no sal grosso antes - Gerhard G./Pixabay

Além de saborosos, os peixes e frutos do mar são muito nutritivos. Porém, na hora da compra, é comum ficar em dúvida se eles estão frescos. E, assim, muitas vezes, acabamos levando para casa produtos de baixa qualidade.

“Cor, cheiro e textura devem sempre ser levados em conta, porque esses alimentos se degradam facilmente e podem oferecer riscos à saúde se não estiverem em perfeitas condições para consumo”, afirma a chef Bianca Folla. 

Para não correr riscos, a especialista ensina a fazer a compra certa.

PEIXES

  • Escolha um fornecedor confiável. Fique atenta às condições de higiene e armazenamento do estabelecimento. Observe o local onde o peixe está exposto: ele deve ser coberto por gelo e estar a uma temperatura de 5º C.
  • A guelra precisa ser firme e apresentar uma cor vermelho vivo e brilhante. Se elas estiverem alaranjadas e moles, é sinal de má qualidade. Abra a guelra e analise com cuidado.
  • Os olhos devem estar cristalinos e saltados para fora. Peixe congelado por muito tempo ou que já ficou muito também na vitrine tem olhos opacos e côncavos.
  • A textura firme é sinal de que o peixe foi conservado de forma adequada. Aperte a barriga com o dedo polegar e confira a firmeza da carne. Ela deve afundar com a pressão e voltar ao estado original em seguida. As escamas também devem ser firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão. 
  • Na barriga, se a pele e a carne apresentar uma consistência mole, significa que o peixe foi malconservado. Ela não deve estar inchada ou em formato de bola.
  • Os peixes defumados devem ter cor uniforme, sem pintas escuras. E os secos como o bacalhau devem ter a carne clara, sem cheiro forte, umidade e manchas ou marcas.
  • Alimento fresco tem cheiro de maresia. Se o cheiro estiver forte, parecido com cheiro de amônia, é porque ele já está em processo de decomposição.
  • Quanto aos peixes congelados, prefira aqueles em embalagens transparentes, para observar melhor as condições do produto. Evite os que apresentam uma formação de gelo irregular. Isso pode significar que eles foram descongelados e congelados mais de uma vez.

CAMARÃO 
O corpo precisa estar curvado. Não compre se tiver manchas vermelhas na cabeça ou pretas pelo corpo. A carne deve ser firme, a cabeça, a casca e a calda não podem se soltar facilmente. Assim como o peixe fresco, o camarão quando está fresco apresenta cheiro de maresia.

OSTRA E MEXILHÃO 
As conchas devem estar fechadas e firmes. Ao serem pressionadas, não devem produzir ruídos ou estalos. Depois de cozidas, só consuma aquelas que se abriram (as que permanecem fechadas costumam estar estragadas). As ostras têm cheiro forte, mas não deve ser azedo. 

LULA 
Apesar da pele rosada, a carne precisa estar bem branquinha. Não pode ter a pele pegajosa e opaca. Só compre se estiver conservada em gelo.

POLVO 
A carne deve ser firme e o cheiro agradável. A pele precisa ser acinzentada brilhante. Não compre se o molusco apresentar coloração avermelhada intensa, pois isso indica que o congelamento não foi feito de forma adequada. 

Quanto mais claro estiver o polvo, mais fresco ele é. Evite comprar espécies muito grandes. Esses animais são mais velhos e a carne se apresenta mais rija, demorando mais tempo para cozinhar. Se quer mais rapidez no cozimento, opte por peças menores.

DICAS GERAIS

  • Peixe se descongela na geladeira, lentamente. 
  • Esprema limão sobre o peixe antes de cozinhá-lo para a carne ficar mais firme e branca. Para a carne não desmanchar na hora da fritura, passe-a no sal grosso, antes de levá-la ao fogo. 
  • O camarão fica mais crocante se você deixá-lo de molho por 30 minutos na água com uma pitada de bicarbonato de sódio antes de fritar.