AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Acampamento de férias: o que esse tipo de atividade pode oferecer aos nossos filhos?

Quer mandar as crianças para um acampamento de férias? Veja nossas dicas

*Priscila Correia, do Aventuras Maternas, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 30/06/2022, às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Acampamento de férias traz diversão, mas também muito aprendizado. - Ben White/Unsplash
Acampamento de férias traz diversão, mas também muito aprendizado. - Ben White/Unsplash

E o período de férias de inverno, aquele aguardado por muitas crianças e adolescentes, finalmente está chegando. E aí começa a grande questão: o que fazer para que eles se divirtam ao máximo nesse período?

Além de programações na própria cidade, viagens com a família e colônias de férias, tem um programa que sempre faz sucesso com a criançada: os acampamentos, daqueles que incluem viagens, muitas vezes para outras cidades e até para outros países.

E na coluna de hoje, vamos falar sobre essas atividades e o que podem oferecer para os nossos filhos.

ESPAIRECER É PRECISO

acampamento de férias
Crédito: Bambi Corro/Unsplash

Que acampar é divertido todo mundo já sabe. Mas de que forma esses locais podem ajudar no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes?

A psicóloga Yolanda Basílio, orientadora de saúde mental e diretora pedagógica da Poppins Micro-Schools, empresa de educação infantil domiciliar e que também tem cursos de férias, explica que esses acampamentos representam um momento novo, cheios de expectativas e experiências novas e desafiadoras.

“Cada acampamento tem as suas regras de convivência, de atividades, de rotina... e a ideia é que a criança seja autônoma na sua passagem por lá. Somando isso com a liberdade de estar entre pessoas desconhecidas e fazendo novas amizades, automaticamente aprimoram o senso de responsabilidade, de colaboração e até mesmo desenvolvem empatia entre outras habilidades socioemocionais. E o que fica na essência? Aproveitar a vida e fortalecer os vínculos afetivos com os adultos de referência e com a família. Ficam as lembranças maravilhosas que levamos para toda a vida. Quem não lembra de alguma viagem ou experiência que viveu nas férias escolares? Carregamos muitas memórias afetivas maravilhosas desses períodos da nossa vida”, comenta.

Para Marcio Lazaroni, mais conhecido como Laza, fundador da Fazenda Faraó e educador na área de acampamentos desde 1997, esse programas são muito importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Especialmente porque, para a maioria deles, é o primeiro momento que têm longe dos pais e de um adulto conhecido.

"Eles aprendem o quanto são capazes de se organizar e buscar novos caminhos. Sobre a autonomia, particularmente na Fazenda, é uma chance de fazer amizades, pois muitas vezes a criança não escolheu a escola, tem amigos que não se identificam, e no acampamento elas têm outras experiências muito mais edificantes que ajudam a criar vínculos diferentes. Normalmente, uma amizade que surge num acampamento ou mesmo quando levam amigos para lá, é reforçada, cria outros laços", ressalta.

E tem mais: está cientificamente comprovado que o contato com a natureza e com outras pessoas ajuda num processo cognitivo de diminuição da ansiedade e isso tudo é muito importante, além das memórias, das experiências”. Sobre esse ano particularmente, Marcio lembra, ainda, que se divertir durante as férias, mesmo não sendo especificamente em acampamentos, é fundamental. “Todos nós precisamos de diversão, especialmente depois de dois anos tão tensos, com uma pandemia que ainda não acabou, mas que já nos permite, com a vacinação, tentar voltar um pouco à rotina de antes e ter momentos para relaxar”, pontua.

BORA FAZER AS MALAS?

bagagem para viagem
Crédito: Ezequiel Garrido/Unsplash

Acampar é uma delícia e uma experiência e tanto para crianças e adolescentes, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes. Afinal, muitas vezes esses locais ficam longe de grandes centros e não é fácil comprar algo que tenha sido esquecido.

Para começar, um tempo antes de partirem, faça uma lista, no papel mesmo, de tudo que usam no dia a dia, desde itens de higiene pessoal (pasta e escova de dente, escova e pente para cabelos, shampoo e condicionador, absorvente íntimo, desodorante, hidratante etc) até remédios (controlados ou não). Não deixe de fora repelente, pomadas para coceira, pastilhas para garganta (estamos no inverno, lembra? Qualquer vento pode fazer a garganta dar aquela arranhada), garrafinhas para transportar água (se forem térmicas, melhor, pois deixam a água fresca por mais tempo), lanterna e kit primeiros socorros (ninguém está livre de um tombo, né?).

Como estamos no inverno, investir em pelo menos um bom casaco para colocar na mala é o ideal, além de meias, calças quentinhas e camisetas com e sem manga longa, e tênis confortáveis. Não esqueça, é claro, de levar bastante roupa íntima. Alguns locais até têm espaço para lavar essas roupas menores, mas como estamos com o clima frio, a probabilidade de demorar a secar é grande.

Mas se o acampamento for em um local sem uma casa ou alojamento, além da barraca, é claro, tente reduzir ao máximo o que levará em uma mochila. Sacos de dormir ou aqueles colchões infláveis são essenciais, além de travesseiro e roupas de cama e banho. É preciso também pensar nos detalhes, como papel higiênico, talheres, prato e copo.

AFINAL, PARA ONDE IR?

A seguir, algumas dicas de locais bacanas para crianças e adolescentes acamparem.

Fazenda Faraó: Crianças e adolescentes têm como opção aproveitar as férias de julho em meio à natureza, aprendendo sobre sustentabilidade, ciência e fazendo atividades de aventura. O acampamento de férias da Fazenda Faraó, localizada em Cachoeira de Macacu, a 120km da cidade do Rio de Janeiro, está com as inscrições abertas para a próxima temporada. As atividades acontecem de 18 a 22 de julho (5 dias – segunda a sexta) e de 25 a 30 de julho (6 dias – segunda a sábado). Para quem participou da colônia em janeiro deste ano ainda tem 7% de desconto.

A fazenda é cercada por montanhas e muito verde e possui 880 mil metros quadrados. Passeios pedagógicos, culinária, brincadeiras em grupo, oficinas ecológicas, cachoeiras, piscinas de água natural e muita diversão é o que não falta. Tudo isso com construções ecológicas, conforto e segurança, sempre monitorado por profissionais de diversas áreas, como educadores, biólogos, pedagogos, psicólogos, designers, entre outros. A estada na fazenda pode ser uma incrível oportunidade de desenvolver novas habilidades que servirão pelo resto da vida, pois dormir fora de casa, longe dos pais ou parente próximos, ainda é um desafio enorme para a maioria, que varia de 5 a 17 anos.

Aos que não estão acostumados, desperta a responsabilidade por questões básicas do dia a dia, como lavar a própria louça, arrumar a sua cama e varrer o seu alojamento. Eles aprendem a conviver com o outro e a fazer amizades fora do circuito condomínio-escola-clube-curso-família. Informações: (21) 99804-5573 - E-mail: fazenda@fazendafarao.com.br - https://fazendafarao.com.br/

Paiol Grande: As temporadas de férias para crianças e adolescentes no Acampamento Paiol Grande são um momento importante de imersão na natureza, atividades offline e encontros. Serão quatro temporadas no mês de julho, a primeira com cinco dias de duração e as outras três com sete dias cada. Os paioleiros são divididos em chalés por gênero e faixa etária e se misturam em algumas das atividades. O Acampamento Paiol Grande foi fundado há mais de 75 anos e é o mais antigo acampamento educativo de férias em atividade no país. Ele está dentro de uma Área de Proteção Ambiental na Mantiqueira, no município de São Bento do Sapucaí.

Além da programação que sempre busca agregar conhecimento e ressaltar os valores de respeito, amizade e colaboração, cuidado rigoroso com a saúde e o bem-estar de todos é outra das marcas do Paiol. Desde o início da pandemia, funcionários e todo o staff recebem treinamento específico com relação aos protocolos relativos à Covid-19. Com o término da fase mais crítica da pandemia, algumas atividades tradicionais que deixaram de ser realizadas nas últimas férias, poderão ser retomadas. As crianças e adolescentes que costumam passar férias no Paiol têm sempre algumas grandes expectativas. A primeira é rever os amigos de outras cidades e regiões, com quem já criaram laços de amizade.

A curiosidade para saber em qual chalé vão ficar também é grande. Mas descobrir o tema da temporada, anunciado algumas semanas antes da partida, move novos paioleiros e também veteranos. Este tema é como um enredo que costura as atividades ao longo dos dias. A temporada no Paiol funciona como uma história através de gincanas, oficinas e também jantares temáticos, com começo, meio e fim. Em julho de 2022, os acampantes serão transportados ao Multiverso da Magia, passado por diferentes universos e encontrando heróis que vão guiá-los para experimentarem novas habilidades e vivenciarem aventuras. As atividades das temporadas são em sua quase totalidade ao ar livre, aproveitando a natureza exuberante do local.

O Acampamento está em uma área de proteção ambiental de 25 hectares ao lado da Pedra do Bau. Em caso de mau tempo, existem áreas cobertas, perfeitamente ventiladas para uso de todos, sem aglomeração. As férias de inverno no Paiol se iniciam no sábado dia 02 de julho para uma temporada de cinco dias. As demais, de sete dias, terão início nos dias 08, 16, e 24. Informações e inscrições pelo site https://www.acampamentopaiolgrande.com.br/ferias

Acampamento IsWe - Primeiro programa de férias voltado a empreendedorismo e projeto de vida, o acampamento IsWe , voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, estimula o desenvolvimento de crianças e adolescentes através de divertidas brincadeiras. Criado em 2013 pelo educador Carlos Coelho, desenvolve habilidades enquanto diverte em atividades esportivas, culturais e lúdicas. O espaço de 150 mil m² conta com estrutura para até 150 pessoas, parque aquático com quatro toboáguas, tirolesa, ginásio coberto e dois campos de futebol. Jogos e programações tradicionais somam a desafios de estratégia que despertam a liderança e a comunicação e ensinam design thinking, marketing, conceitos de startup e outros fundamentos.

Na hora de dormir, são quatro dormitórios organizados por sexo e idade - sempre com 1 ou 2 monitores que dormem com os acampantes para garantir a segurança e o suporte. A próxima temporada será de 16 a 23 de julho no sítio em Porto Feliz (SP). A ideia é proporcionar uma experiência de vida e ajudar os acampantes para que eles se divirtam e tenham aprendizados que possam ser aplicados à vida, tanto na pessoal quanto na construção da profissional, na escolha na carreira. Dentre as atividades, destacam-se os jogos temáticos focados no empreendedorismo. No Business War, os grupos têm de montar uma empresa, pensar no produto, convencer nas negociações e alavancar o faturamento do negócio.

No IsWe City, os jovens precisam identificar problemas de saúde, educação e segurança da cidade e buscar soluções viáveis. Já no IsWe Food a proposta é produzir e montar uma logística de produtos no menor tempo - com entraves para dificultar a entrega. Para complementar, pelas manhãs eles participam do IsWe Talks, rápidas conferências em que são encorajados a refletir sobre os aprendizados dia anterior e aprimoram a comunicação do time. Liderança, negociação, marketing, tecnologia, e finanças são algumas das competências impulsionadas durante a temporada. Mais informações em acampamentoiswe.com.br ou pelo telefone (11) 99978-8222 (Alessandra).

Sítio do Carroção - O Sítio do Carroção é o único resort pedagógico do Brasil. Inspirado em Mark Twain, Júlio Verne, Monteiro Lobato, Steven Spielberg e outros, o local tem lazer e entretenimento educativo de qualidade surpreendente. Durante o ano letivo, recebemos alunos das melhores escolas do país e nas férias de inverno, verão e carnaval, crianças e adolescentes de 5 a 16 anos de todo o Brasil e do exterior, vivem um mundo de aventuras inesquecíveis, muita diversão e novas amizades.

Brincando e se divertindo, aprendem naturalmente a conhecer suas melhores habilidades de organização, convivência, autonomia, responsabilidade e criatividade. Entre os jogos, há o Base 4, que é uma adaptação do Baseball; Missão Impossível, que, como em filmes de ficção científica, cada equipe deverá acertar um feixe de raio laser em uma foto-célula de apenas 2mm para acender um globo de plasma; Gincana Aquática; Jogos Multimídia, que acontecem no ginásio de esportes e são disputados com equipamentos especiais, como botoeiras, placares, telão; Labirinto Medieval, que acontece no centro de um labirinto medieval; Resgate Ecológico, que tem como objetivo salvar os animais terrestres das inundações causadas pelo efeito estufa; e muitos outros. E mais: este é o único acampamento brasileiro a estar entre os melhores do mundo, listados pelo World Camps, e foi eleito “O Melhor da América Latina” pelo Discovery.

*PRISCILA CORREIA é jornalista, especializada no segmento materno-infantil. Entusiasta do empreendedorismo materno e da parentalidade positiva, é criadora do Aventuras Maternas, com conteúdo sobre educação infantil, responsabilidade social, saúde na infância, entre outros temas. Instagram:@aventurasmaternas