AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Festa Junina: ideias para um arraiá em casa com a ajuda das crianças

Junho traz a oportunidade de transformar as salas de casa uma verdadeira festa

*Priscila Correia, do Aventuras Maternas, colunista de AnaMaria Publicado em 04/06/2021, às 09h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Produtora de eventos Lourdes Correia sugere uma proposta de festa junina em casa - Arquivo pessoal
Produtora de eventos Lourdes Correia sugere uma proposta de festa junina em casa - Arquivo pessoal

"Olha pro céu, meu amor. Veja como ele está lindo..." A cantiga tradicional de São João me faz pensar sobre algo que temos em comum, em qualquer parte do mundo: apreciar o azul celeste e buscar trazer ludicidade para nossas vidas, mesmo em tempos de distanciamento social.

Considerado por muitas famílias como o melhor mês do ano, junho traz a oportunidade de transformar as salas de casa em verdadeiros “arraiás”, com direito a músicas, roupas e comidas típicas. E, embora esta importante tradição brasileira de celebrar seja coletiva, dançando quadrilha, tentando acertar argolas para conquistar brindes ou curtindo muitas brincadeiras em grupo, no pátio das escolas ou na quermesse realizada no bairro, é importante manter a atividade cultural e lúdica, tanto com os pais, quanto virtualmente com outras crianças.

Isso foi o que Karina Estevo, mãe do Davi, de seis anos, fez no ano passado. “Estávamos em meio a pandemia. Então, comemorar a festa em casa, e online, com os amiguinhos da escola foi muito importante para a interação e diversão das crianças, pois tornou o momento em que estamos vivendo mais leve. Este ano, se a escola propuser essa comemoração novamente, farei com certeza. Acho que vale a pena ter este momento sem colocar as crianças em risco”, conta.

Na hora de montar a festa, criatividade não faltou. Aproveitando a roupa da festa junina do ano anterior - uma calça e camisa jeans, lenço vermelho e chapéu de palha -, eles fizeram costeleta e bigode e entraram no clima. Teve até um cartaz “Arraiá do Davi”, só que escrito com milhos. 

“No caso das brincadeiras, improvisamos uma varinha e peixinhos de brinquedo para a pescaria. Já para simular o jogo de tiro ao alvo, organizamos alguns brinquedos como prêmios. Entre os quitutes: bolo de cenoura, pipoca, suco de uva, paçoca e outros docinhos. Durante a comemoração virtual, a professora da escola colocou músicas de festa junina e as crianças dançaram e se divertiram", lembra.


A família de Gisele se divertiu em casa com festa junina em 2020 e deve repetir este ano. (Crédito: Arquivo pessoal)

Já na casa de Gisele Coelho, mãe de Sophia, de 7 anos, a celebração foi apenas para a família, mas não menos animada – teve até quadrilha. “Sempre gostamos de festa junina e achamos importante não perder o costume, mesmo que apenas entre nós”, conta a mãe, que pretende comemorar novamente esse ano.

Para ajudar outras famílias a entrarem no clima junino, a coluna desta semana está recheada de dicas para um São João inesquecível.

DIY TEMÁTICO
Festa caipira que se preze tem que ter decoração, comidinhas e roupas temáticas, certo? Afinal, se o objetivo é recriar em casa o clima dos “arraiás", bandeirinhas, retalhos quadriculados, chapéus de palha e delícias típicas não podem faltar.

“Como esses eventos são para poucas pessoas, o chamado Do It Yourself (DIY) é uma excelente pedida. Além disso, para colocar as crianças ainda mais no clima, vale chamá-las para ajudar na montagem e escolha do que será feito”, explica a produtora de eventos Lourdes Correia, da Etoile Eventos, que dá algumas dicas sobre como decorar o ambiente no estilo caipira. Anote aí!

1. Utilize peças e acessórios de festas passadas e que já tenha em casa, mas mudando a arrumação, para dar uma cara nova. Se a parede do ano passado tinha um balão e bandeirinhas, que tal este ano colocar estes itens sobre a mesa para enfeitar?

2. A decoração não passa apenas pelo que será colocado na parede ou para forrar a mesa. Vale também encomendar doces personalizados, como na proposta da foto, que tem biscoitos customizados, feitos pela artesã Sumaya Cavalcanti, da Biscoitino.

3. Promova atividades com as crianças, como cortar bandeirinhas para decorar todo o ambiente. Vale fazer com papel de presentes recebidos ou revistas antigas.

4. A maioria das pessoas já participou de uma festa junina e tem peças como chapéus de palha antigos. Além de serem usados na cabeça, dá para colocar como enfeite, decorando a mesa ou pendurado na parede. Se tiver brindes recebidos em festas juninas anteriores, como espantalhos ou varinhas de pescar, use como enfeites.

5. Caso não tenha peças para decorar em casa, uma boa dica são as chamadas “festa na caixa”, com itens para decoração de pequenas festas.

6. Na mesa de comidinhas, miniaturas de chapéus de caipira também podem ser usados para colocar paçoca, amendoim ou docinhos dentro.

7. Na hora de vestir, corte retalhos de roupas velhas e costure nas calças jeans para a fantasia de caipira. Se não souber costurar, pode prender os retalhos com alfinete de fraldas.

8. Produza um cantinho de brincadeiras temáticas. Coloque bandeirolas, improvise uma fogueira com papel crepom vermelho e laranja, monte uma pescaria com peixes desenhados pelas crianças com clipes para serem pescados e aproveite para fotografar os caipirinhas nesse espaço "Instagramável".

9. E festa sem música não é festa, né? Busque na sua memória afetiva as canções que tocavam nas festas juninas quando você era criança e faça uma playlist para seus filhos curtirem a festa “deles”.

BRINCADEIRAS E TRAJES CAIPIRAS

Kit criativo para crianças customizarem pensado pela empresária Camila Mendonça. (Crédito: Arquivo Pessoal)

Por ser uma festa típica, os trajes específicos são indispensáveis, pois eles, por si só, já contam a tradição que se tornou popular no Brasil. “Ao vestirmos nossas crianças, estamos cultivando na memória delas a alegria de festejar e participar efetivamente dessa comemoração”, pontua, lembrando, ainda, que não podem faltar em uma festa junina as roupas quadriculadas. 
“Se não for possível, dá pra adaptar com camisas de botão e saias rodadas. Daí, é só caprichar na maquiagem, com pintinhas no rosto, barba e bigode. Nas músicas, aposte nas quadrilhas tradicionais, com narração e músicas tradicionais de Gonzaguinha e também de grupos de forró de sua preferência”, indica Talita de Almeida Stutz, professora de Educação Infantil.

E para as crianças que quiserem ir além na decoração, Camila Mendonça, da Curumim Oficina Criativa, dá o passo a passo para os pequenos produzirem bandeirola e balões para a Festa Junina. A pequena empreendedora também propõe um kit delivery para as famílias produzirem brincadeiras em casa. “A ideia é proporcionar momentos divertidos. As crianças desenvolvem habilidades motoras e cognitivas além de soltar a imaginação e criatividade”, conta.

Na sequência, Camila sugere um passo a passo para a bandeirola:

  1. Corte a folha de papel de A4 no meio. Em uma das partes, dobre 7 cm no meio e corte para na diagonal da direita para a esquerda, e abra as dobras (para bandeirinhas de 2 pontas).
  2. No caso das bandeirinhas de ponta, faça o mesmo cortando da esquerda para a direita. Depois, faça furos com vazador e passe uma fita bem colorida. No final, pinte e cole. A ornamentação é por conta da imaginação da criança.

E PARA COMER? 
Uma das “marcas registradas” das festas juninas são as comidinhas típicas. Ou seja: muito cachorro quente, pipoca, caldos, milho cozido, pé de moleque, churrasquinhos e salsichões não podem faltar.

Embora seja tudo muito gostoso, é preciso moderação, especialmente, quando se trata da alimentação das crianças. A nutricionista Carolina Pimentel explica que crianças até os 2 anos devem evitar o consumo de preparações que contenham açúcares adicionados, xarope de milho, mel, melado ou rapadura, porque o consumo de açúcar está relacionado ao desenvolvimento de diversas doenças na vida adulta. 

Já a partir dos dois anos, as crianças podem comer de tudo, inclusive as delícias típicas das festas juninas, exceto as que levem bebidas alcoólicas em sua composição. “O importante é manter o equilíbrio sempre, ou seja, quando forem para essas festas, podem comer uma cocada e um cachorro-quente, desde que se mantenha em casa uma rotina alimentar saudável ao longo da semana”, explica.

E para ajudar as famílias que preferem fazer alguns pratos em casa, a nutricionista Carolina Pimentel e Hilda Mendonça, da Delice Doces, sugerem duas receitas de bolos com gostinho de roça.

BOLO DE MILHO COM LEITE DE CASTANHA E CANELA, POR CAROLINA PIMENTEL

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de milho verde
  • 1 xícara (chá) de leite de castanhas, ou outro de sua preferência
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara
  • Meia xícara (chá) de óleo vegetal
  • 1 xícara e meia (chá) de fubá (peneirada)
  • 1 xícara e meia (chá) de farinha de aveia (peneirada)
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe uma fôrma com furo no meio. Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento em pó. Em uma vasilha, acrescente o fermento e misture bem. Adicione essa mistura à forma untada ou em forminhas individuais de cupcake. Asse a 180º C por cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o palito saia seco ao fazer o teste. Finalize com canela em pó.

BOLO DE AIPIM COM COCO, POR HILDA MENDONÇA

Ingredientes:

  • 100 gramas de coco ralado 
  • 2 xícaras de açúcar 
  • 1kg de aipim ralado 
  • 200g de manteiga
  • 200ml de leite de coco 
  • 1 xícara de leite de vaca 
  • 4 ovos 

Unte uma forma com furo redonda de 18cm com manteiga e trigo. Pré aqueça o forno 180°C. Misture bem o aipim, o leite, os ovos e o leite de coco. Depois, acrescente o açúcar e o coco ralado, e misture bem. Coloque a massa na forma e asse por 35 minutos. Faça o teste do palito: se sair limpo, está pronto.

*PRISCILA CORREIA é jornalista, especializada no segmento materno-infantil. Entusiasta do empreendedorismo materno e da parentalidade positiva, é criadora do Aventuras Maternas, com conteúdo sobre educação infantil, responsabilidade social, saúde na infância, entre outros temas. Instagram: @aventurasmaternas